Ubiratã Programa Campo Fácil
Instituição

Programa Campo Fácil de Ubiratã - uma parceria de sucesso a favor dos produtores da agricultura familiar
Resumo da Iniciativa
O Programa Campo Fácil é um convênio tripartite firmado entre o Municipal de Ubiratã, CREA-PR e Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri (AEAVP) para garantir atendimento e assessoria profissional e de qualidade para os agricultores familiares do município.
Descrição da Iniciativa
A agricultura familiar está presente no Município de Ubiratã, com 1.250 famílias de produtores que obtém no campo a sua subsistência na produção e comercialização de alimentos. Produzem grãos (soja, milho, trigo, feijão), leite, proteína animal (carne bovina, suína, caprina e de frango, peixe e leite) e outros produtos hortifrutigranjeiros que nos alimentam.

Embora existam grandes cooperativas na região e diversas empresas de assistência técnica particulares, aquelas famílias de produtores necessitam de apoio em suas atividades, pois nem sempre são priorizadas pelas grandes empresas do setor agropecuário, no atendimento que necessitam, de preferência de maneira gratuíta.

Assim, se requer a participação do ente público municipal para organizar políticas públicas locais que beneficiem esse setor produtivo do município, com ações práticas e significativas que resultem em qualidade de vida no campo, estanqueamento do êxodo rural, valorização das pessoas comprometidas com a produção de alimentos, o fortalecimento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Patronal Rural, de incentivos as ações dos agentes financeiros para financiamento dos pequenos produtores, na organização associativista e cooperativista, bem como na criação de estruturas para recepção, armazenagem, distribuição e comercialização dos produtos.

Justificativa:
Necessidade de assessoria técnica, com projetos, orientações, palestras, acompanhamento pessoal ou em grupo, beneficiando os produtores da agricultura familiar, com a participação de técnicos da Prefeitura Municipal, através de acordo de cooperação entre entidades. A prefeitura contrata agrônomo, técnico agrícola e veterinário para apoiar aos produtores, enquanto que as entidades parceiras entram um veículo e orientações para o funcionamento do programa.

Com a integração de ações em vetores essenciais das necessidades dos pequenos produtores do município, o público-alvo é beneficiado, começando pela oferta de assistência técnica especializada, aliada a oferta de mecanismos, insumos e ações para o manejo e fertilidade do solo, para se produzir mais e melhor. A disponibilização de infraestrutura de transporte, privilegiando o escoamento da produção e o fácil acesso a cidade onde os produtos são comercializados, assim como, o acesso a um dos bens fundamentais na cadeia de produção, a água, em quantidade e qualidade, tanto para o consumo humano, quanto para a utilização na produção.

Além disso, demandas por elaboração de projetos para beneficiar a cadeia produtiva, visando se obter recursos não onerosos, se apresentam como necessidades a serem contempladas.
O acesso a mercados, através da venda garantida, potencializando a participação de um número significativo de produtores nos programas de compras governamentais também é uma das prioridades do programa. Por fim, a oferta de habitação rural de qualidade, objetivando a manutenção do produtor no campo.
Início: 21/03/2013
Término: 31/12/2020
Endereços

Avenida Nilza de Oliveira Pipino, 1852, Paço Municipal, Ubiratã-PR, 85440-000, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Gerais:
Assessorar e apoiar 1.250 famílias da agricultura familiar de Ubiratã, através de acompanhamento técnico agropecuário, no período de 2013 a 2020, através de parcerias realizadas entre a Prefeitura de Ubiratã, o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná) e a AEAVP (Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri).

Específico:
Melhorar a qualidade de vida no campo
Aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos hortifrutigranjeiros
Proteger e recuperar nascentes
Treinar e capacitar os produtores rurais
Incentivar o associativismo e o cooperativismo, auxiliando na organização coletiva
Promover encontros e seminários
Fortalecer o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Trabalhar pela implantação da Central de Abastecimento de Produtos da Agricultura Familiar - CAPAF
Melhorar a trafegabilidade das estradas através de programas de bacias hidrográficas, com pavimentação com cascalho e pedras poliédricas.
Facilitar o acesso dos produtores a programas governamentais: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Incluir os produtores no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR)
Aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos hortifrutigranjeiros Metas: Aumentar em 50% a oferta de produtos hortifrutigranjeiros de origem regional, no comércio local
50
percentual
Melhorar a qualidade de vida no campo - Meta: Aumentar a quantidade de pessoas residentes no campo. Previsão de que, até 2030, mais de 5.000 pessoas vivam no campo em Ubiratã
5000
pessoas
Proteger e recuperar nascentes Metas: Mais 50 nascentes protegidas e/ou recuperadas até 2020
50
unidades
Treinar e capacitar os produtores rurais Metas: 100 produtores com certificação em boas práticas na manipulação de alimentos até 2020
100
produtores
Vídeos