Folia de Reis em Ubiratã Completa 25 anos (Jubileu de Prata): Uma Boa Prática Cultural, Folclórica e Religiosa

Folia de Reis
A Folia de Reis é tradição no município de Ubiratã, e no dia 06 de janeiro de 2020 completará 25 anos, celebrando seu jubileu de prata. O evento é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da civilização.
Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser uma das mais importante data comemorativa católica, tão importante, quanto ao próprio Natal.

A festividade de Santo Reis em Ubiratã conta com a participação de milhares de pessoas de todas as idades e diversas localidades do Paraná, de outros estados do Brasil e até de outros países, que prestigiam o final da caminhada da Folia de Reis que acontece na comunidade de São Cristóvão – Curva da Onça, interior do município de Ubiratã. O encerramento da peregrinação do grupo da Folia de Reis ubiratanense, que pelo 25º ano consecutivo percorre dezenas de quilômetros pela cidade e pelas comunidades rurais, conta também com a participação de autoridades, lideranças, empresários, estudantes, agricultores e comunidade em geral.

Durante os festejos na comunidade, o grupo da Folia de Reis realiza apresentações e posteriormente orações na capela, onde louvam e emocionam todos os presentes. Depois a comunidade se une para servir um grande almoço gratuitamente, com cerca de dois mil quilos de carne bovina, suína e frango.

O evento é organizado pela diretoria da Comunidade São Cristóvão, com apoio da Administração Municipal de Ubiratã e participação dos voluntários para sucesso do evento.

Para o prefeito Haroldo Fernandes Duarte – Baco, é muito importante preservar essa tradição religiosa e essa grande festa que faz parte do calendário de eventos do município, considerado um dos grandes eventos folclórico, cultural e religioso da região.
Início: 06/01/1995
Término: 06/01/2020

Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852, Paço Municipal, Ubiratã-PR, 85440-000, Brasil

Essa boa prática atende as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente ao ODS 11 (Tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis - meta 11.4 Fortalecer os esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo), ao ODS 17 parcerias (comunidade, empresas e instituições unidas pela realização da ação) e também ao ODS 10 Redução das Desigualdades, considerando ser uma festa de livre acesso para a população, independente da classe socioeconômica.
Anos de Tradição
Anos
Participação Comunitária
pessoas