Secretaria Municipal de Educação de Ivaiporã discute o que fazer com crianças em situação de vulnerabilidade
SME

roda de conversa
Em roda de conversa, servidores da Rede Municipal de Educação foram orientados sobre as providências que devem ser tomadas frente a casos de vulnerabilidade identificados na escola.
No dia 19 de setembro de 2022, no Centro Cultural Olívia Hauptmann aproximadamente 300 profissionais da Rede Municipal de Educação de Ivaiporã – gestores, coordenadores, professores, educadores, auxiliares de educação infantil e secretários das escolas – discutiram acerca do tema “Crianças em situação de Vulnerabilidade na instituição de ensino: o que fazer?”.
Os servidores foram orientados quanto os meios e as formas de agir frente a situações de vulnerabilidade que podem ser identificadas nas instituições de ensino. A psicóloga do Tribunal de Justiça da Comarca de Ivaiporã, Alana Paula de Melo Mamus, falou sobre Violências Contra Crianças e Adolescentes: Da prevenção à proteção – especialmente pós-período pandêmico. “Alguns casos foram subnotificados, porque muitas crianças permaneceram em casa sem contato direto com os professores ou com a rede socioassistencial. E são vários os fatores que envolvem o abusador – socioambiental, uso de drogas, desemprego ou financeiro, por exemplo. Por isso, quando o professor detecta situação de abuso deve acionar a rede de proteção”, orientou a psicóloga.

Roda de Conversa
Como parte da programação foi realizada uma Roda de Conversa, com a participação do promotor de Justiça, Egídio Klauck, delegada da Polícia Civil, Magda Hoffstaster, psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Gabrielly Ferreira, coordenadora da Rede Intersetorial de Proteção de Ivaiporã, Joice Mara de Oliveira Gonçalves dos Santos, e a representante do Conselho Tutelar, Josilene Carniato, para esclarecer dúvidas dos servidores Rede Municipal de Educação. A Roda de Conversa foi mediada pela Secretária Municipal de Educação, Daiane Pereira Soares.
Egídio Klauck classificou como muito válida a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, uma vez que vai ao encontro das ações do Ministério Público.
Os demais membros da Roda de Conversa consideraram importante a capacitação dada aos profissionais da rede municipal de educação.
“Neste período pós-pandemia percebemos que algumas crianças demonstram sinais de determinado tipo de violência – seja ela física, psicológica ou sexual. Temos apoio da Rede de Proteção. Mas os profissionais da Rede Municipal de Educação precisam saber como proceder perante casos de situação de vulnerabilidade”, declarou a Secretária Municipal de Educação, Daiane Pereira Soares, justificando que, na maior parte das vezes, a criança encontra refúgio na escola.
Início: 19/09/2022

Avenida Aparício Bittencourt, 365., Ivaiporã-PR, 86870-000, Brasil

O evento teve por objetivo orientar os servidores da Rede Municipal de Educação quanto as providências que devem ser tomadas quando se vislumbra casos de vulnerabilidade, incluindo as formas de agir, quem informar, etc. Dessa forma, a iniciativa busca proteger os estudantes não somente no âmbito escolar, mas enquanto pessoa humana.
auditório no dia da palestra
auditório no dia da palestra