UPA 24h de Ivaiporã fortalece atuação em urgências cardiovasculares com Hospitais HCor e Beneficência Portuguesa.
Instituição
DMS
Colaborador

Equipe Técnica da UPA 24 horas de Ivaiporã.
Resumo da Iniciativa
A equipe da UPA 24h de Ivaiporã estabeleceu uma parceria fundamental com o HCor – hospital especializado em cardiologia, e com a Beneficência Portuguesa, ambos em São Paulo. É uma medida significativa para aprimorar os cuidados de saúde.
Descrição da Iniciativa
A diretora da Unidade de Pronto Atendimento de Ivaiporã, Maria Angélica Paiva, tomou uma medida significativa para aprimorar os cuidados de saúde ao inscrever a UPA 24h no programa Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde). Este programa representa uma parceria entre 6 hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde.

Maria Angélica Paiva informou que A UPA 24h trabalha com protocolos de dor torácica, o que tem permitido salvar várias vidas. “A colaboração com os hospitais paulistas irá fortalecer nossos procedimentos. Somos a primeira equipe de saúde do Vale do Ivaí a se inscrever no programa Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares – inclusive recebemos equipamentos e treinamentos”, explicou Maria Angélica Paiva.

Os projetos do Proadi-SUS são desenvolvidos de forma colaborativa envolvendo os 6 hospitais, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), bem como áreas técnicas, instituições de classe e demais interessados.

Um dos principais objetivos da equipe da UPA 24h é reduzir os índices de morbimortalidade no município de Ivaiporã.

As doenças cardiovasculares são identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de morte no mundo. Entre as doenças cardíacas mais comuns destaca-se o infarto agudo do miocárdio, que envolve uma súbita diminuição ou interrupção do fluxo sanguíneo para o coração e é responsável por cerca de 360 mil mortes anuais no Brasil.
Início: 17/10/2023
Endereços

Ivaiporã-PR, 86870-000, Brasil

Objetivos da Iniciativa
O objetivo é capacitar médicos plantonistas por meio de teleconsultorias e sessões de aprendizagem virtual. A finalidade é aprimorar a realização de laudos e o apoio à decisão clínica dos profissionais, contribuindo para um atendimento mais eficiente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Onde teremos o foco na redução dos índices de morbimortalidade no município de Ivaiporã.