Campanha CUBO ESG
Colaborador

Cubo ESG Display - 3 Planos ESG
Resumo da Iniciativa
Trata-se de uma Campanha permanente com foco na Gestão de Riscos e Compliance ESG, onde o CUBO ESG torna-se uma ferramenta-apoio junto ao Cubo do COSO ERM utilizado em gestão de riscos nas organizações e em compliance. Em 2021, a Campanha com CUBO ESG display foi entregue junto À Celepar e CGE-PR.
Descrição da Iniciativa
É tradicional o uso do cubo do coso erm dentro das organizações para tratar a gestão de riscos e também do compliance. O cubo esg surgiu como proposta para encontrar como oportunidade os outros 3 planos do cubo do coso posto que este apenas possui 3 planos. O cubo esg evidencia os planos como E (environmental-meio ambiente), S (Pessoas e sociedade e o G (Governance). Desta forma, pela metodologia do coso em gestão de riscos e das premissas de compliance em prevenir, detectar e responder a riscos à corrupção e suborno, o cubo esg passa a nortear de certa forma a gestão de riscos aos principais temas dentro da estratégia de sustentabilidade, o esg, prevendo os principais elementos ao pensamento clínico sustentável dentro das organizações: evidências, redes de engajamento e verificação de impacto.

Os temas e abordagens evidenciadas no cubo esg devem conversar com a dinâmica estratégica dos pilares de gestão de riscos, a observar a análise swot, tendências internas e externas além de, objetivos organizacionais em suas forças, ameaças, oportunidades ou fraquezas. A efeito, observando riscos internos e externos (estratégicos, operacionais, comunicação, tecnológicos) devem refletir os riscos à efetividade da cultura de esg a ser implementada observando-se a ideia de evolução para um compliance esg.

Para tanto, com a devida autorização na pessoa do Dr Thiago Smarzaro (CGU) - responsável pela coordenação da equipe criadora à frente da planilha excell para avaliação dos programas de compliance - aproveitou-se a estrutura da planilha quanto aos seus blocos de avaliação, adaptando o texto a elementos da sustentabilidade e assim, casando o cubo esg para gestão de riscos ao texto dos blocos de avaliação.

Tais elementos em sintonia, podem direcionar de alguma forma o início de entendimento e compreensão da cultura de compliance esg bem como, de sustentabilidade, considerando assim, que as chamadas vantagens indevidas também alcançam o esg e devem prever o tratamento do apetite a risco diante de riscos ao esg e que possam abalar a proteção a todas as formas de vida e futuras gerações a partir de impactos negativos em cadeia.

Tal iniciativa, transformou-se igualmente em treinamento, onde já alcançou o Judiciário do Estado do Maranhão, com curso presencial em São Luís a convite. Chegou enquanto implementação estratégica em indústria do setor privado no estado de SP, em Santo André; o Cubo ESG como Campanha foi entregue como display junto à Celepar PR e Controladoria Geral do Estado bem como, apresentada a estratégia para possível treinamento e implementação no setor público. Apresentado igualmente em palestras junto ao Conselho Regional de Administração do Paraná e Conselho Federal de Administração.

Andréa Leoni: Graduada em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em: Relações Internacionais, Compliance, Direito Adm e Gestão Pública, Mestranda em Governança e Sustentabilidade com conclusão em Março/2023, Auditora Líder ESG.
Início: 11/04/2021
Término: 11/12/2050
Endereços

Curitiba PR, (41) 9 9584-5659, Centro, Curitiba-PR, 80420-200, Brasil

Objetivos da Iniciativa
* Fornecer uma ferramenta que adaptada, auxilie à visualização dos principais tema a serem observados quando da implementação de programas de sustentabilidade.
* Promover a estratégia de gestão de riscos utilizada - cubo do coso - à luz dos principais temas esg, criando o outro lado do cubo (os outros 3 planos).
*Oportunizar por meio da campanha o pensamento clínico sustentável por meio da estratégia do cubo esg com foco na governança pública, governança privada e governança social.
*Fomentar a necessidade de alinhamento dos temas e estratégias de programas de compliance alinhados ao esg: compliance esg.
Álbum de Fotos
Cubo ESG Display - 3 Planos ESG
O CUBO ESG é composto de 6 planos - 3 destes planos são o conhecido CUBO do COSO e os outros 3 planos, são o complemento de abordagem dos principais temas em sustentabilidade estrategicamente distribuidos em ESG e para alinhar a gestão de riscos ao pensamento clinico sustentável.
Cubo ESG Display - 3 Planos ESG
O CUBO ESG é composto de 6 planos - 3 destes planos são o conhecido CUBO do COSO e os outros 3 planos, são o complemento de abordagem dos principais temas em sustentabilidade estrategicamente distribuidos em ESG e para alinhar a gestão de riscos ao pensamento clinico sustentável.