Espanhol LE básico na perspectiva intercultural para a comunidade

Fundo amarelo, letras em preto escrito espanhol intercultural, desenho de máscara africana abaixo
Esse projeto de extensão objetiva promover o ensino de Espanhol LE básico para a comunidade através do viés cultural, na UNESPAR - Campus União da Vitória, promovendo as culturas afro e indígenas latino-americanas, dentro das perspectivas da Lei Federal n.10.639/2003 e 11.645/2008.
O presente projeto de extensão surge no contexto da recente revogação da Lei Federal nº 11.161 de 2005, que tratava da oferta obrigatória da língua espanhola nos estabelecimentos de ensino médio. Tal revogação resultou no fato de a Base Nacional Comum Curricular - BNCC instituir apenas o inglês como idioma de oferta obrigatória na grade curricular, o que distancia milhares de pessoas da oportunidade de estudar o Espanhol. Essa realidade reduziu drasticamente a oportunidade de estudo gratuito da língua e cultura hispânica, bem como diminuiu o campo de atuação profissional dos recém-formados professores e professoras do curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol da UNESPAR, campus União da Vitória. Sendo a língua espanhola uma das mais faladas no mundo, por 559 milhões de pessoas, segundo dados Instituto Cervantes (2015), sendo uma das línguas oficiais do Mercosul, o que oportuniza ingresso no mercado de trabalho, e sendo uma das línguas estrangeiras do Enem, que dá acesso ao ensino superior através do SISU, Prouni e Fies, é indispensável e urgente oportunizar à comunidade o estudo dessa língua estrangeira. Pois, o diálogo construtivo e transformador com os demais setores da sociedade brasileira e internacional, respeitando e promovendo a interculturalidade, estrutura a concepção de extensão na educação superior.
Dentro dessa estruturação da extensão universitária, a promoção de iniciativas que expressem o compromisso social da instituição com a cultura, direitos humanos, justiça e educação étnico-racial e indígena, através do ensino aprendizagem de Espanhol LE, em um viés de cultura afro e indígena latino americana, está vinculada à formação cidadã, crítica e responsável dos acadêmicos/as envolvidos no projeto e do público-alvo, e faz parte do cumprimento de políticas públicas como a efetivação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tratam da valorização da história e cultura afro e indígena na educação brasileira.

O projeto será desenvolvido em três etapas: primeiramente haverá seleção de estudantes da graduação e egressos que desejem ministrar aulas de Espanhol LE na perspectiva desse projeto, como voluntários; A segunda etapa será de formação de grupo de estudos para pesquisa, organização e criação de material didático para a aplicação posterior das aulas; A terceira etapa será a realização de um curso de Espanhol LE de curta duração, para a comunidade. Espera-se com esse projeto oportunizar à comunidade o ensino aprendizagem de Espanhol LE básico, bem como promover o respeito à diversidade étnico-racial, contribuindo na formação cidadã, crítica e reflexiva do público-alvo, na tentativa de desconstruir estereótipos e preconceitos com relação às culturas afro e indígenas latino-americanas, as quais também compõem a diversidade étnica da região sul do Brasil, onde se realizará a extensão, promovida e sediada pela UNESPAR, campus União da Vitória.
Início: 02/03/2020
Término: 30/11/2020

Cel. Amazonas s/n, Praça Cel. Amazonas, Centro, União da Vitória-PR, 84600-185, Brasil

O objetivo geral é promover um projeto de extensão que desenvolverá o Espanhol LE básico através das culturas afro e indígenas latino-americanas para a comunidade;

Os objetivos específicos são:
- Capacitar acadêmicos de licenciatura em Letras/Espanhol e estudantes egressos quanto aos aspectos culturais da língua espanhola, com ênfase nas culturas afro e indígena latino-americanas, através de grupo de estudos, para posteriormente ministrarem aulas no projeto de extensão para a comunidade;
- Elaborar materiais didáticos autênticos e inovadores no grupo de estudos, para aplicar na realização das aulas para a comunidade;
- Oferecer aulas de Espanhol LE básico e cultura afro indígena latino-americana para a comunidade, na UNESPAR, campus União da Vitória – PR, no segundo semestre de 2020 .
- Promover o respeito à diversidade cultural através da formação crítica, reflexiva e cidadã, ao encontro da Lei n.10.639/2003 e n. 11.645/2008.
- Divulgar os resultados do projeto em eventos científicos de ensino, pesquisa e extensão, publicações de artigos e/ou capítulo de livro no ano de 2020;
ODS correspondentes à iniciativa