revitalização das nascentes na Bacia Pindaúva

Recuperação de nascente
Conforme dados do Departamento de Meio Ambiente e Serviços Urbanos foram revitalizadas 15 nascentes em 5 propriedades na Bacia do Pindaúva, onde a vazão passou de 6.114 litros/hora para 11.097 litros/hora de água.
Independente da crise hídrica a gestão Carlos Gil e Marcelo Reis retomou a execução do programa Cultivando Água Limpa por entender que promove diversos benefícios à população. “O programa ajuda no aumento do volume de água no Rio Pindaúva, que chega mais limpa à Estação de Tratamento da Sanepar. Além disso, significa economia no uso de produtos químicos e garante o abastecimento em tempos de estiagem”, afirmou Carlos Gil, que garantiu a continuidade do programa durante a gestão 2021/2024.

Entre 2015 e 2016, foram revitalizadas 90 nascentes em 38 propriedades, o que ajudou a evitar que a população do município de Ivaiporã sofresse com falta de água em 2018, 2019, 2020 e 2021. O município continua garantindo abastecimento de água com monitoramento constante feito pelo Sanepar no Rio Pindaúva.

O gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Antônio Gil Gameiro, enalteceu a importância do programa Cultivando Água Limpa pela melhoria nas nascentes, aumento da mata ciliar e da qualidade da água do Rio Pindaúva. “Com a revitalização aumentou a quantidade de água ou pelo menos está menos crítica em ralação às demais bacias do Estado. Portanto, vale a pena investir em preservação ambiental”, declarou Antônio Gil Gameiro, informando que a Sanepar faz acompanhamento integral para garantir o abastecimento.
Além de revitalizar as nascentes a Prefeitura de Ivaiporã distribui mudas nativas entre os donos das propriedades onde o programa Cultivando Água Limpa é permitido ser executado. “As matas ciliares formam um conjunto de árvores, arbustos, capins, cipós e flores que crescem às margens dos rios, lagos e nascentes. Onde há matas ciliares são consideradas áreas de preservação permanente pelo Código Florestal Brasileiro”, explicou a diretora do Departamento de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Denise Kusminski.

Início: 09/09/2021
Término: 25/05/2023

Ivaiporã-PR, 86870-000, Brasil

Revitalizar e arborizar as nascentes da bacia do Pindauva, evitando a escassez de agua no municipio.
ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
Avenida Aparício Bittencourt, S/N, Parque Ambiental Jardim Botânico - 86870-000 - Ivaiporã - PR
denise.kusmiski@gmail.com