DAS Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Ivaiporã

A Assistência Social é uma política pública e direito de todo cidadão que dela necessitar. Além disso, a Assistência Social é organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com objetivo de garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento das dificuldades, por intermédio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Os serviços na área da Assistência Social são de gestão compartilhada entre União, Estados e Municípios, com participação dos respectivos conselhos de assistência social e de entidades e organizações sociais públicas e privadas que prestam serviços na área de Assistência Social.

Em Ivaiporã, a Secretaria de Assistência Social é o órgão responsável pela gestão do SUAS, e da Política de Assistência Social. As atividades são regidas pelas diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que busca garantir o atendimento às necessidades básicas da população.

As ações da Assistência Social são organizadas por nível de proteção social: Proteção Social Básica, e Proteção Social Especial.

Unidades de Atendimento
Assistência Social conta com unidades públicas, que realizam atendimentos para pessoas ou grupos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência, por exemplo. As unidades da Assistência Social são:
CRAS – Centro de Referência de Assistência Social;
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social;
SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças Adolescentes (Casa de Vivência, Centro da Juventude e Renascer);
SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos;
Unidade de Acolhimento – Abrigo, acolhimento institucional para crianças e adolescentes.

Programas
Primeira Infância do SUAS - Criança Feliz
Com finalidade de promover o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, considerando a família e o contexto de vida.

Programa de Aprendizagem
Programa destinado ao encaminhamento de adolescentes e jovens em vulnerabilidade ao mercado de trabalho e qualificação profissional de adolescentes e jovens que se encontram em vulnerabilidade e risco.
Contato da Instituição
Av. Dr. Mélvis Muchiuti, nº 940 - 86870-000 - Ivaiporã - PR
(43) 3472-5233
assistenciasocial@ivaipora.pr.gov.br
Redes Sociais