Abraça
Resumo da Iniciativa
Preocupada com as demandas de Saúde Mental junto à comunidade universitária, o Programa “UEPG Abraça” surgiu como uma iniciativa da Reitoria da UEPG (Gestão 2018-2022) e está vinculado a Pró-Reitoria de Recursos Humanos.
Descrição da Iniciativa
A iniciativa tem como foco a prevenção, o acolhimento e o acompanhamento psicossocial de discentes, docentes e técnicos da comunidade interna, para o enfrentamento dos transtornos mentais, uso/abuso de álcool e outras drogas e prevenção do suicídio. Este programa de extensão visa realizar ações de prevenção, promoção e educação em saúde no campo da saúde mental da comunidade universitária da UEPG.
As ações desenvolvidas envolvem palestras educativas, rodas de conversa em linha horizontal, capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida, através da abordagem de três temáticas: “Conhecendo e enfrentando os transtornos mentais”, “O uso e abuso de álcool e/ou outras drogas” e “Prevenção do suicídio”.
Espera­-se que o Programa "UEPG Abraça" contribua para o conhecimento, sensibilização e cuidado da comunidade universitária, colaborando para melhor qualidade de vida dessa população nas questões relacionadas a Saúde Mental.
Início: 22/11/2018
Término: 20/11/2020
Objetivos da Iniciativa
GERAL
Realizar ações de prevenção, promoção e educação no campo da saúde mental à comunidade universitária da UEPG, ou seja, discentes, docentes e técnicos, para o enfrentamento dos transtornos mentais, uso/abuso de álcool e outras drogas e prevenção do suicídio.

ESPECÍFICOS
- Fomentar discussões com outros setores da universidade e parceiros externos, promovendo ações de saúde mental para melhora da qualidade de vida e inclusão social;
- Desenvolver propostas alternativas de atenção à saúde, como escutas terapêuticas, práticas integrativas e complementares a Saúde Mental para a comunidade universitária da UEPG, familiares desses usuários e pessoas interessadas na temática proposta;
- Realizar a implantação do uso da calculadora emocional na triagem dos acadêmicos da UEPG com sintomas depressivos;
- Realizar atividades de educação em saúde na área de Saúde Mental no âmbito da UEPG, Ambulatório de Saúde Mental de Ponta Grossa e na UniCesumar - Campus Ponta Grossa;
- Produzir um documentário de contextualização histórica da Reforma Psiquiátrica no município de Ponta Grossa, Paraná;
- Fomentar discussões junto as instituições, para uma Saúde Mental inclusiva, comunitária e humanizada.
Álbum de Fotos
Abraça
Abraça
Abraça
Abraça
Abraça
Abraça
Abraça
Abraça
Abraça
Abraça
Abraça
Abraça