CRUTAC - Centro Rural de Treinamento e Ação Comunitária
Instituição

CRUTAC
Resumo da Iniciativa
Os cursos da área da saúde do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, há mais de 40 anos desenvolvem atividades junto à comunidade rural da região do Distrito de Itaiacoca, Município de Ponta Grossa, na localidade do Cerrado Grande, por meio do Programa CRUTAC.
Descrição da Iniciativa
O Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC) pode ser considerado um marco importante para o desenvolvimento das atividades de extensão na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Atualmente, o Programa atende também, além do Distrito de Itaiacoca, o Distrito de Guaragi, Município de Ponta.
O CRUTAC tem por objetivo principal garantir e acompanhar o desenvolvimento das atividades dos projetos vinculados a este programa, bem como incentivar a participação interdisciplinar e multidisciplinar de ações que integrem os diferentes projetos, em benefício das comunidades atendidas por este programa.
As ações são desenvolvidas de acordo com o descrito em cada projeto vinculado ao Programa CRUTAC. Espera-se que outros setores do conhecimento venham a somar neste Programa e que haja articulação entre os projetos que lá atuam de modo a beneficiar tanto as comunidades atendidas, contribuindo efetivamente com a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, como com a formação integral dos alunos formados por esta Instituição, contemplando a humanização do atendimento, o ensino, a pesquisa, a extensão e a curricularização das atividades extensionistas em cursos da graduação.
Início: 21/03/2019
Término: 31/12/2022
Endereços

Avenida Avenida General Carlos Cavalcanti 4748, Uvaranas, Ponta Grossa-PR, 84030-900, Brasil

Objetivos da Iniciativa
GERAL
Garantir e acompanhar o desenvolvimento das atividades dos projetos vinculados ao Programa CRUTAC, bem como incentivar a participação interdisciplinar e multidisciplinar de ações que integrem os diferentes projetos, em benefício das comunidades atendidas por este programa.

ESPECÍFICOS
- Garantir e acompanhar as atividades desenvolvidas pelos projetos vinculados ao Programa CRUTAC, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Universitários;
- Divulgar a possibilidade de expansão das atividades desenvolvidas, junto aos outros cursos do SEBISA e também a outros setores de conhecimento;
- Incentivar a criação de oficinas e eventos junto a comunidade, integrando os diferentes projetos de modo a atuarem conjuntamente de forma interdisciplinar e multidisciplinar;
- Oportunizar a realização de eventos comunitários educativos envolvendo escolas da região de Itaiacoca;
- Divulgar e auxiliar as campanhas de promoção da saúde, junto à equipe da Prefeitura Municipal que atua na região de Itaiacoca, como por exemplo campanhas de vacinação, outubro rosa entre outras.
Álbum de Fotos
CRUTAC
CRUTAC
CRUTAC
CRUTAC
CRUTAC
CRUTAC
CRUTAC
CRUTAC
CRUTAC
CRUTAC
ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
Avenida Avenida General Carlos Cavalcanti 4748 - Uvaranas - 84030-900 - Ponta Grossa - PR
(42) 3220-3000
uepg@uepg.br