fazer bem faz bem
Resumo da Iniciativa
Campanha Nossa Sede



A Comunidade Quilombola de vereda Viana , está localizada na zona rural de são João da ponte MG , aproximadamente 50 KM de distância do centro da cidade. A comunidade foi certificada pela Fundação Cultural Palmares em 13 de DEZEMBRO de 2006. É uma comunidade tradicional, que u
Descrição da Iniciativa
A Comunidade Quilombola de vereda Viana , está localizada na zona rural de são João da ponte MG , aproximadamente 50 KM de distância do centro da cidade. A comunidade foi certificada pela Fundação Cultural Palmares em 13 de DEZEMBRO de 2006. É uma comunidade tradicional, que utiliza seu território como meio de subsistência. Buscamos valorizar nosso patrimônio cultural através do resgate de nossa memória e ancestralidade. Procuramos manter vivos nossos ofícios e tradições ensinados por nossos ancestrais, como por exemplo a tessitura de balaios e peneiras em taquara, a construção de casas de pau-a-pique, a fabricação artesanal de farinha de mandioca, o cultivo de feijão, cana-de-açúcar, milho-crioulo, artesanato em coité e cabaças e a tessitura de colchas de retalho.

Lutando pela valorização de nossas tradições, buscamos formas de repassar nossa cultura e nosso conhecimento aos jovens quilombolas de nossa comunidade. Acreditamos que a educação é o melhor caminho para o resgate e manutenção de nossa cultura! Através da educação, também buscamos resinificar o sentido do "ser quilombola".

Para viabilizarmos ações concretas de melhoria da nossa qualidade de vida, constituímos a Associação comunitária Quilombola de vereda Viana O objetivo de nossa associação é reivindicar junto ao Poder Público, ações de melhoria e infraestrutura do nosso território. Buscamos ainda, captar recursos oriundos de Leis de Incentivo à Cultura, como forma de resgatar e fomentar nossas tradições.

Mas para que nossa associação possa funcionar de forma adequada, necessitamos de contribuições para a reforma do prédio que servirá como sede de nossa associação. Necessitamos ainda, de adquirir materiais básicos de expediente como telefone, computador, mesa, papéis, canetas, pastas, arquivos etc.

Para mantermos a associação ativa, precisamos também pagar os honorários relativos à serviços contábeis, às taxas cartoriais e demais demandas burocráticas necessárias ao funcionamento de uma associação.

Não deixem nosso sonho morrer! Nos ajudem

Com a Campanha Nossa Sede, queremos adquirir um espaço próprio para melhor atender a comunidade quilombola de vereda Viana no município de São João da Ponte - MG. Para isso, precisamos de você, nos ajude a tornar este sonho realidade!

Porque uma sede Própria? Para oferecermos formação e atendimento de qualidade, promover maior segurança e acessibilidade, ter espaços amplos, acolhedores
Início: 05/11/2023
Término: 18/12/2023
Endereços

COMUNIDADE QUILOMBOLA DE VEREDA VIANA, CASA, São João da Ponte-MG, 39430-000, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Com a Campanha Nossa Sede, queremos adquirir um espaço próprio para melhor atender a comunidade quilombola de vereda Viana no município de São João da Ponte - MG. Para isso, precisamos de você, nos ajude a tornar este sonho realidade!

Porque uma sede Própria? Para oferecermos formação e atendimento de qualidade, promover maior segurança e acessibilidade, ter espaços amplos, acolhedores e confortáveis, realizar atividades coletivas e eventos para a comunidade e direcionar o valor gasto hoje em aluguel para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Ou se desejarem, podem realizar doações por meio de transferência bancária. Seguem os
ODS correspondentes à iniciativa

Iniciativas da Instituição

Contato da Iniciativa
COMUNIDADE QUILOMBOLA DE VEREDA VIANA, casa - 39430-000 - São João da Ponte - MG
(38) 9922-3344
lindomardelimapereira@yahoo.com.br
Documentos