Modernização da iluminação pública municipal
PMA

Substituição da iluminação pública em Araucária
Substituição das luminárias obsoletas do parque de iluminação pública, composta por luminárias com lâmpadas sódio e metálicas, por luminárias com tecnologia em LED.
Com as informações obtidas no sistema de cadastro e em vistoria no sistema de iluminação pública, verificou-se que o município de Araucária contava com ativos antigos, defasados em tecnologia e com alta incidência de manutenção, sendo necessário a substituição destes equipamentos por outros novos para atender as normas vigentes, melhorar a iluminação nos logradouros públicos e reduzir o custo com a manutenção destes equipamentos.
A partir dos estudos realizados, a transferência para luminárias com tecnologia em LED mostrou-se como a melhor opção existente no momento, pois além de melhorar a iluminação devido as características de construção, onde há uma melhor identificação das cores, melhor relação lumens por watts, e, consequentemente, uma iluminação com mais qualidade, há a redução no consumo de energia elétrica que contribui com a redução de emissões de carbono na atmosfera e reduz a utilização de matais pesados como mercúrio, sódio em relação as lâmpadas utilizadas atualmente. Outro fator relevante é a redução dos custos de manutenção devido ao maior tempo de vida útil do LED, que é em torno de 50.000 horas.
Com a aplicação deste novo modelo de iluminação pública, principalmente nas áreas mais vulneráveis, é gerada maior sensação de segurança e resgatam-se no período noturno as áreas possíveis de lazer e diversão, respeitando-se as especificidades locais e de forma sustentável.
As metas, até o fim de 2020, é a substituição de todo parque de iluminação pública da área urbana, com aproximadamente 450 km de vias, e todo o parque da área rural com aproximadamente 750 km de vias.
Início: 01/01/2018
Término: 31/12/2020

Rua Pedro Druszcz, Centro, Araucaria-PR, 83702-080, Brasil

Redução no consumo de energia elétrica e demais custos com manutenção e outros;
Melhoria na iluminação;
Mais segurança;
Desenvolvimento do município;
Adequação às novas tecnologias.
ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa