Unioeste marca presença no Pig Data em Toledo

Unioeste marca presença no Pig Data em Toledo
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) esteve presente no Pig Data, evento sobre inovação que ocorreu no último final de semana no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo. Participaram os cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Química, Geografia, História e Química.
O diretor de pesquisas da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Douglas Cardoso Dragunski, disse que o evento é importante por proporcionar a apresentação de novas tecnologias e possibilidades de parcerias entre empresas e universidades. “Também é importante para divulgar aos alunos de ensino médio e fundamental as tecnologias envolvidas e desenvolvidas nas universidades e nas indústrias. Isso é importante para incentivar esses estudantes a se deslumbrarem com as pesquisas que são desenvolvidas e o quanto é importante a educação na formação de profissionais altamente qualificados para promover a evolução tecnológica e educacional”, avalia.

A coordenadora do curso de Engenharia Química da Unioeste, Tatiana Baumgartner, ressaltou que o Pig Data propicia um ambiente de integração entre as universidades, o poder público, empresas e entidades. “A Unioeste, vem ao longo dos anos desenvolvendo e transferindo conhecimento nas várias frentes almejadas, o elevado nível dos projetos de pesquisa, de ensino e de extensão desenvolvidos por nossos excelentes discentes e docentes da graduação e pós-graduação contribui para o conhecimento científico do evento. É importante destacar que a participação da Unioeste em eventos desta natureza estreita as relações com a sociedade, atraindo parceiros e estudantes, integrando nossos discentes e docentes aos demais setores da sociedade e permite apresentar à sociedade algumas das tecnologias e inovações desenvolvidas pela Unioeste, bem como absorver ideias discutidas durante nossa participação”, disse.

A coordenadora local do Doutorado Acadêmico Institucional (DAE), professora Soraya Moreno Alácio, explica que a participação da Unioeste no Pig Data foi construída ao longo de diversas reuniões com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), organizadora do evento. "O Pig Data é uma oportunidade de mostrarmos à comunidade as nossas pesquisas, e de nos aproximar do setor produtivo e a partir dessas conversas podemos conhecer as necessidades e deslumbrar novas oportunidades de pesquisas e parcerias" aponta.

Início: 28/10/2023
Término: 29/10/2023