Agentes de endemias intensificam esforços no combate à dengue em Ivaiporã.
Instituição
DMS
Colaborador

Agende de Endemia durante a inspeção de possíveis criadouros.
Resumo da Iniciativa
Ivaiporã enfrenta um alerta preocupante em relação aos casos de dengue. São 120 casos positivos registrados. Em resposta à situação os agentes de endemias concentram esforços na remoção e eliminação de criadouros.
Os agentes de endemias orientam a população nas áreas mais afetadas.
Descrição da Iniciativa
O município de Ivaiporã enfrenta um alerta preocupante em relação aos casos de dengue. São 120 casos positivos registrados. Em resposta à situação os agentes de endemias concentram esforços na remoção e eliminação de criadouros, bem como no uso de praguicida focal.
Além disso, os agentes de endemias orientam a população nas áreas mais afetadas explicando como evitar a proliferação e reprodução dos ovos e larvas do mosquito. É importante destacar que o mosquito Aedes aegypti tem preferência por depositar ovos em recipientes com água limpa e parada.
Após a remoção completa dos criadouros, eliminando os possíveis focos, os agentes de endemias aplicam inseticida para extinguir os mosquitos adultos que estão circulando. O objetivo é eliminar os mosquitos adultos infectados com o vírus da dengue em áreas demarcadas, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Para reforçar o combate ao mosquito os agentes de endemias reúnem-se com lideranças de bairros e moradores com o objetivo que as orientações sejam repassadas.

Início: 30/05/2023
Término: 30/05/2030
Endereços

Ivaiporã-PR, 86870-000, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Combater o mosquito da dengue e auxiliar os esforços dos agentes de endemias em Ivaiporã, a população deve verificar regularmente o entorno da casa; eliminar possíveis criadouros que possam acumular água parada, como pneus, latas, garrafas, potes, pratos de plantas e bromélias; adicionar produtos larvicidas recomendados pelo Ministério da Saúde para evitar a reprodução dos mosquitos; manter caixas d'água e piscinas devidamente tratadas; proteger-se contra as picadas com repelentes adequados – principalmente ao amanhecer e ao entardecer; usar roupas de manga comprida, calças e meias em áreas de grande infestação; manter limpos terrenos e quintais removendo folhas, galhos e entulhos.
Evitando a proliferação e reprodução dos ovos e larvas do mosquito.
Álbum de Fotos
Agende de Endemia durante a inspeção de possíveis criadouros.
Possível criadouro de larvas do mosquito.
Reunião educativa com a população.
Aplicação de pesticida em área com possível caso de dengue, na zona urbana de Ivaiporã.
Agende de Endemia durante a inspeção de possíveis criadouros.
Possível criadouro de larvas do mosquito.
Reunião educativa com a população.
Aplicação de pesticida em área com possível caso de dengue, na zona urbana de Ivaiporã.