Brigada de Incêndio
Colaborador

Brigada de Incêndio
Resumo da Iniciativa
Brigada de Incêndio são grupos de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência.
Descrição da Iniciativa
Independentemente do ramo de atividade, as empresas estão sujeitas à situação de emergências que necessitam de evacuação de local e primeiros socorros.
Nesses casos, é crucial contar com uma brigada de emergência.
Por meio dela é possível reduzir os riscos à vida e ao patrimônio físico.

O que é brigada de emergência?
A brigada de emergência é composta por um grupo de profissionais organizado e preparado para atender a qualquer tipo de evento perigoso que represente risco às pessoas e às edificações da empresa.

Esse grupo é formado por profissionais da própria organização e que desenvolvem essa função de maneira voluntária.
Geralmente, as operações de uma brigada são sustentadas por três pilares básicos: primeiros socorros, evacuação e resgate de pessoas.
Contudo, essas brigadas também podem operar em vários tipos de cenários, como vazamentos de gás, deslizamentos de terra, terremotos, inundações, epidemias, explosões, ataques, atos criminosos, entre outros.

Os profissionais pertencentes à equipe de resgate de emergência devem ser devidamente treinados e qualificados para serem capazes de tomar medidas eficazes nas situações em que são solicitados.

Dentre os requisitos para que um profissional faça parte deste grupo está a disposição para praticar a prevenção durante toda a sua carga horária de trabalho e passar por um programa contínuo de treinamento.

O modo de atuação voluntária lembra os trabalhadores da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Qual o objetivo de uma brigada de emergência?
O objetivo da brigada de emergência é proteger edificações e pessoas que trabalham nesses locais e, desta forma, promover um ambiente de trabalho mais seguro.
Para isso, a brigada segue um conjunto de medidas de segurança e ações dedicadas à prevenção de sinistros e acidentes envolvendo danos físicos.
Esses colaboradores treinados também podem ajudar no combate a princípios de incêndios e prestar os primeiros socorros a vítimas.

Importância da Brigada de Emergência
A brigada de emergência serve para preservar a vida dos colaboradores e os bens da empresa.
Também visa reduzir as consequências sociais de sinistros e os danos ao meio ambiente. Portanto, é crucial para qualquer empresa!
Afinal, é esse grupo de pessoas que age diante de situações de emergência e de perigo, como evacuação, combatente a princípios de incêndio e prestação de primeiros socorros até a chegada de profissionais especializados na área da saúde.
Além disso, esses colaboradores também desenvolvem um papel estratégico dentro da organização, principalmente quando se trata de avaliações de riscos, inspeção de irregularidades e elaboração de exercícios simulados.
Outra grande vantagem de contar com uma equipe para lidar com situações adversas é a redução de gastos com sinistros e acidentes.
Mas, acima de tudo, a grande importância dessa equipe é a prevenção de acidentes,
Início: 01/01/2022
Término: 30/12/2030
Endereços

Rua Juvenal Carvalho, Fazendinha, Fazendinha, Curitiba-PR, 81320-185, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Norma Regulamentadora – NR 23
Conforme a NR23, que aborda a Proteção contra incêndio:

Todos os empregados devem adotar medidas de prevenção de incêndio.
Empregadores deve providenciar informações sobre utilização dos equipamentos de combate ao incêndio, procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança e dispositivos de alarme existentes.