Etapa Verde do Circuito Brasileiro de Bodyboarding 2023

Cartaz da 3a Etapa do Cicuito Brasileiro de Bodyboarding
A FPB e Governo do Paraná trabalham juntos para implementar o FairPlay Ambiental na etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding que acontecerá em Ipanema entre os dias 13 e 16 de julhoh e deverá ser a mais sustentável do circuito de bodyboarding em 2023.
A Federação Paranaense de Bodyboarding e o Governo do Estado do Paraná, as secretarias de Esporte e de Turismo, estão empenhados em implementar a sustentabilidade por meio do esporte. A primeira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de julho em Pontal do Paraná, promete ser a mais sustentável do circuito nacional em 2023.

O trabalho será realizado em diversas frentes, incluindo a limpeza das praias e do mar, além do projeto de conservação da restinga e neutralizando o carbono emitido no evento. As ações serão realizadas graças a parcerias com a cooperativa local Amcorespp, a Associação MarBrasil com o Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR) e o Instituto de Água e Terra (órgão do Governo do Paraná) e a startup Ororo com cálculo e reversão de carbono.

Serão adotadas ações, medidas e políticas com o objetivo de aplicar os princípios e valores do fair play ambiental, promovendo conscientização e práticas sustentáveis em eventos esportivos. Serão realizadas campanhas educativas abordando temas como a importância da preservação dos oceanos, poluição marinha e conservação de ecossistemas costeiros. Será incentivada a reciclagem, reuso, transporte alternativo.

O presidente da FPB, Andrio Costa, destacou que o projeto está alinhado com o governo estadual e municipal e destacou o comprometimento da Federação com a relação entre esporte e meio ambiente.

O secretário do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, diz que o governo está empenhado na implementação de práticas e políticas para um desenvolvimento sustentável. A Secretaria de Esporte, alinhada a esse objetivo, busca soluções inovadoras para transformar o esporte em um agente de mudança e um diferencial para uma sociedade melhor.

O esporte tem o poder de influenciar gradual e silenciosamente o comportamento das pessoas, mudando a maneira como agem e pensam. É importante aproveitar o potencial do esporte para o bem, colocando a agenda ESG (ambiental, social e de governança) e os objetivos de desenvolvimento sustentável no centro de todas as organizações, incluindo as esportivas.
Início: 13/07/2023
Término: 16/07/2023

Abranches, Curitiba-PR, 82220-170, Brasil

O objetivo da iniciativa é aplicar um fair play ambiental, uma iniciativa de gestão esportiva que busca promover a consciência ambiental por meio de ações e projetos voltados à preservação do meio ambiente e conservação da biodiversidade. Com atividades estruturantes e organizadas, integra inúmeros fatores e elementos da administração do esporte fazendo deste fenômeno um agente de mudança cultural e letramento da sustentabilidade.

As ações que, por exemplo, englobam campanhas educativas, ações de gestão de resíduos, conservação de ecossistemas e outras atividades, e ataca medidas de base estruturante das organizações, mexendo em políticas e normas buscando modificar o DNA desses atores e seus agentes, incentiva a participação para uma sociedade mais sustentável.

A parceria entre a Federação de Bodyboarding, Governo do Estado e FairPlay Ambiental quer fortalecer a responsabilidade dentro da comunidade de bodyboarding, promovendo ações concretas de conservação e conscientização, ampliamdo o impacto e inspiram o cenário esportivo e toda uma comunidade a adotar melhores práticas.
ODS correspondentes à iniciativa