Feira da diversidade: produção agroecológica, geração de renda e comércio justo
Colaborador

Feira na Unespar, 26 de setembro de 2019
Resumo da Iniciativa
A realização do projeto Feira da Diversidade busca estabelecer um comércio justo de produtos agroecológicos em canais curtos de comercialização, que proporcione geração de renda e autonomia produtiva aos sujeitos envolvidos, no caso, sobretudo, mulheres e jovens acampados do MST.
Descrição da Iniciativa
PROBLEMA E JUSTIFICATIVA
O estabelecimento do comércio justo entre produtores(as) e consumidores(as) por meio da ativação dos circuitos curtos de comercialização tem se tornado um elemento fundamental para a melhoria das condições de vida das populações no campo, já que na atualidade a dificuldade de comercialização somada a presença do atravessador fazem com que a produção dos(as) camponeses(as) seja vendida a preços baixos, porém quando comprada pelos(as) consumidores(as) sejam praticados altos preços. Nesse caso tanto o(a) consumidor(a) quanto o(a) agricultor(a) são lesados(as), ainda se destaca que o(a) consumidor(a) desconhece a origem do alimento.
O projeto “Feira da Diversidade” tem como foco possibilitar renda as famílias envolvidas, ao passo que o(a) consumidor(a) tenha acesso a produtos agroecológicos e em consonância com a preservação do meio ambiente. Salientamos que o projeto deve contribuir para que seja repensada a relação que, enquanto sociedade, mantemos com o alimento, para tanto os(as) consumidores(as) poderão saber a procedência, como são produzidos e quem produz os alimentos, podendo, inclusive, visitar os locais de produção, assim contribuindo para que se estabelece uma relação de confiança entre os sujeitos envolvidos no projeto.
Destaca-se que o projeto atenderá mulheres e jovens do Acampamento Reduto do Caraguatá, localizado em Paula Freitas. As, aproximadamente 35 famílias permanecem na condição de acampadas há 14 anos, sem a definição de que será instalado um assentamento de reforma agrária, nesse contexto atravessam dificuldades para a comercialização de sua produção. Para tanto, o projeto busca contribuir com a organização e autonomia de mulheres e jovens, a partir da produção de alimentos (frutas, verduras, legumes, conservas, panificados, entre outros), de mudas de flores e chás, além de artesanato, com isso, espera-se que seja possível gerar renda e oportunizar a organização produtiva dos sujeitos envolvidos, bem como a consolidação da produção agroecológica.
A Universidade tem papel decisivo no que tange o fortalecimento dos circuitos curtos de comercialização, por exemplo, abrindo espaço para criação e consolidação da agroecologia no interior da instituição de forma a integrar ensino, pesquisa e extensão, agricultores(as) e consumidores(as). Por fim, destaca-se que este projeto é fruto de, pelo menos, dois anos de diálogos com os sujeitos envolvidos, assim trata-se de uma demanda da comunidade que procurou a universidade buscando construir uma proposta que pudesse gerar renda e autonomia produtiva às famílias acampadas.

Início: 23/09/2019
Término: 22/09/2020
Endereços

Rua José Pacheco, São Sebastião, União da Vitória-PR, 84604-420, Brasil

Objetivos da Iniciativa
OBJETIVO GERAL
Estabelecer um comércio justo de produtos agroecológicos em canais curtos de comercialização, que proporcione geração de renda e autonomia produtiva aos sujeitos envolvidos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Consolidar, semanalmente, o espaço da Feira da Diversidade na Unespar – Campus de União da Vitória;
• Promover a organização e consolidação produtiva no Acampamento;
• Contribuir para a melhoria de renda e das condições de vida das mulheres e dos jovens acampados;
• Estabelecer uma via de aproximação entre agricultores e consumidores, por meio da relação Universidade-Sociedade.
Álbum de Fotos
Feira na Unespar, 26 de setembro de 2019
Feira no dia 03 de março de 2020
Roda de conversa
Feira na Unespar, 26 de setembro de 2019
Feira no dia 03 de março de 2020
Roda de conversa