Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação de Ivaiporã se unem para aprimorar programa Autismo em Rede.
DMS

Progama Brilhantemente - Enfermeira Karen e Cristiane Secretária de Saude, discuntindo sobre o programa.
As Secretarias Municipal de Saúde, Assistência Social e de Educação da Prefeitura de Ivaiporã, e os profissionais que compõem o programa Brilhantemente, desenvolvido pelo CIS 22ª R.S., se reuniram para avaliar e propor mudanças no atendimento ao autista por intermédio do programa Autismo em Rede.
As equipes das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e de Educação da Prefeitura de Ivaiporã, e os profissionais que compõem o programa Brilhantemente, desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, se reuniram para avaliar e propor mudanças no atendimento ao autista por intermédio do programa Autismo em Rede.
A Lei Federal 12.764 de 27 de dezembro de 2012 – também conhecida como Lei Berenice Piana garante direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil e instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, responsável por assegurar uma série de direitos e garantias para as pessoas com TEA e respectivas famílias.
No entanto, falta recursos, conscientização, formação, coordenação interinstitucional e conscientização pública. Por isso, as equipes das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e de Educação da Prefeitura de Ivaiporã lançaram o programa Autismo em Rede, em abril de 2023, visando organiza o cuidado com o autista e a família.
Início: 08/08/2023
Término: 22/12/2030

Ivaiporã-PR, 86870-000, Brasil

As crianças autistas e com transtornos de comportamento são o foco do inovador programa Brilhantemente, que destaca a importância da atenção integral, multidisciplinar e intersetorial.
As crianças são atendidas por uma equipe de profissionais altamente especializados. O programa não apenas envolve as Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação. Mas também cria uma sinergia que transcende os limites administrativos, promovendo cuidado. Os eixos estruturantes do programa Brilhantemente compõem: equipes municipais intersetoriais; formação contínua de profissionais; consultas multiprofissionais e neuropediátricas; Ambulatório Médico Especializado; e capacitação e conversas de acolhimento.
O programa Brilhantemente não é apenas um exemplo de excelência em cuidados de saúde, assistência e educação – e sim a esperança para aqueles que enfrentam desafios únicos.
Profissionais da Secretaria de Educação, em conversa sobre o Brilhantemente.
Profissionais envolvidos no Programa Brilhantemente.
Profissionais da Secretaria de Educação, em conversa sobre o Brilhantemente.
Profissionais envolvidos no Programa Brilhantemente.