Unioeste: Piscicultura se destaca em Show Rural 2024
Instituição

Estande piscicultura
Resumo da Iniciativa
O Paraná consolida sua posição como líder na produção de peixe de cultivo no Brasil, destacando-se como o maior produtor de tilápia do país, isso representa 22,5% de toda a produção nacional dessa espécie, além disso, a piscicultura gera cerca de 3 milhões de empregos diretos e indiretos.
Descrição da Iniciativa
Com uma visão voltada para o crescimento sustentável desta área, o professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Ericson Hideki Hayakawa, liderou um estudo estratégico em parceria com a Fundação Araucária, Biopark, EMBRAPA- Palmas TO, e o Prof. Aldi Feiden do campus de Toledo da Universidade.

O foco principal deste estudo é a formulação de políticas públicas que impulsionem ainda mais a piscicultura no estado. Sob o título “Caracterização Ambiental e Socioeconômica da Piscicultura” no estado do Paraná, utiliza a aplicação do Google Earth Engine (GEE) na Análise de Práticas de Manejo e a conservação do solo no Oeste do Paraná. “É importante realizar um planejamento cuidadoso para que a piscicultura possa se expandir de maneira sustentável, ganhar cada vez mais mercados internacionais e obter certificações ambientais e rastreabilidade, o projeto busca fornecer subsídios e práticas cruciais para a implementação de ações estratégicas de planejamento e gerenciamento”, destaca Ericson.

Utilizando metodologias inovadoras, o projeto incorpora recursos e tecnologias modernas, como imagens de satélite na plataforma GEE, que emprega linguagem de programação e aprendizado de máquina para mapeamento preciso. O bolsista de pós-doutorado Bruno Aparecido da Silva, a pesquisadora da Embrapa, Marthe Ummus e o pesquisador colaborador Aldi Feiden são colaboradores essenciais na condução desse estudo.

O projeto é um trabalho pioneiro no Paraná, que tem a possibilidade de trazer resultados muito importantes, tais como subsidiar políticas públicas voltadas para a expansão da atividade da produção de tilápias a nível estadual. Na 36° edição do Show Rural Coopavel, os visitantes têm a oportunidade de ver a prática em uma experiência de realidade virtual, proporcionando uma visão única sobre a atuação e cooperação na produção de piscicultura. Além disso, um vídeo autoexplicativo destaca a importância e o funcionamento da piscicultura, contribuindo para a conscientização e apoio a essa atividade fundamental no Paraná.

Assessoria de Comunicação Social
Início: 05/02/2024
Endereços

Rua Universitária 1619, Universitário, Cascavel-PR, 85819-110, Brasil