Show Rural: Unioeste expõe projeto sobre destino de resíduos no setor agropecuário

Estande tratamento de resíduos agropecuários
As pesquisas realizadas no Laboratório de Análise de Resíduos Agroindustriais (LARA) e no Núcleo de Engenharia Agrícola (NEA), foram destaque no 36ª Show Rural Coopavel, evento que abre oficialmente o calendário do agronegócio nacional, em Cascavel,
A implantação de políticas e práticas sustentáveis nos setores produtivos da sociedade é uma realidade impossível de escapar. Por isso, levar esse conceito para atividades produtivas no meio rural e urbano é um desafio constante. É nessa direção que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) alinha pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola – PGEAGRI, no Campus de Cascavel. O PGEAGRI tem na ciência e nos seus métodos meios para colaborar com políticas exequíveis para um mundo de olhos voltados à economia circular.

Uma das coordenadoras do trabalho é a Professora Doutora Mônica Sarolli Silva de Mendonça Costa, incansável no trabalho de tornar a pesquisa científica grande aliada com as políticas de produção com sustentabilidade.

A professora explica que as pesquisas estão cada vez mais voltadas para meio ambiente sustentável. No Lara, por exemplo, são realizados trabalhos de caracterização química, física, físico-química e biológica de resíduos orgânicos in natura e após sua estabilização por meio dos processos de compostagem, vermicompostagem e digestão anaeróbia.

O Laboratório tem espaço para realização de experimentos com reatores anaeróbios de bancada (60 m2) e uma casa de vegetação (40 m2) para experimentos envolvendo desenvolvimento de plantas com uso de resíduos orgânicos estabilizados. “O mundo todo já foi impactado pela necessidade de tomar atitudes mais sustentáveis para o meio ambiente em diversas instâncias, seja nas cidades, seja na exploração de combustíveis, seja na produção de alimentos. O agronegócio tem papel fundamental para fazer que o mundo consiga essas políticas”, frisa a pesquisadora.

Mônica explica que atividades produtivas geram resíduos e emissões que afetam os ecossistemas em diferentes escalas e habitats. “Atualmente os pesquisadores buscam inovações capazes de evitar os desperdícios e reduzir as emissões, além de promover a economia circular e reduzir impactos negativos. O aproveitamento de resíduos provenientes do abate de frangos por meio dos bioprocessos e o uso dos produtos na produção vegetal apresenta resultados promissores”.

Os resíduos in natura são caracterizados no laboratório para determinar o método mais adequado de destinação em consonância com a economia circular. O trabalho pressupõe a segregação dos resíduos domésticos orgânicos nas fontes geradoras.

Durante o evento, o setor se une numa cruzada para que o setor produtivo realize efetivamente políticas para economia circular, biomassa, biogás e biofertilizante, mostrando as possíveis tendências de transformação e potenciais de uso dos materiais orgânicos, oriundos dos efluentes da agropecuária.

Início: 05/02/2024

Rua Universitária, Universitário, Cascavel-PR, 85819-110, Brasil