Programa Paraná Mais Orgânico presente no estande da Unioeste no Show Rural
Instituição

Estande paraná mais orgânico
Resumo da Iniciativa
Visando a melhor produção de alimento orgânico no Paraná, o Paraná Mais Orgânico busca a orientação a agricultores familiares interessados em produzir alimentos de maneira orgânica e a certificação do produtor de alimento orgânico no Paraná. Sendo assim, o programa não ficou de fora do Show Rural.
Descrição da Iniciativa
O Paraná Mais Orgânico é um programa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), vinculado a todas as Universidades Estaduais, ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) e do Abastecimento, e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O programa possui um núcleo no campus de Marechal Cândido Rondon e um no de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Segundo Andressa Caroline Zang, agrônoma e bolsista profissional no programa, o Paraná Mais Orgânico objetiva possibilitar a certificação de sistemas orgânicos da agricultura familiar, seja ela de produção primária vegetal e agricultura, tanto da parte de agroindústrias e produção animal. “Além disso, auxilia também na parte da comercialização desses produtos, com o objetivo de inseri-los na merenda escolar”, explica. Isso porque a intensão do Estado é que a merenda escolar seja gradualmente 100% orgânica até o ano de 2030, conforme a Lei 16.751/10.

O Programa Paraná Mais Orgânico oferece serviços gratuitos aos agricultores, o que acaba sendo uma extensão com a agricultura familiar. “Tem dias de campo, palestras, capacitações, certificações, entre outros. Então o projeto visa auxiliar os agricultores a adequar as propriedades rurais para que elas estejam aptas para receber a certificação orgânica, que agrega valor aos produtos produzidos nas propriedades, que também serão produzidos com mais qualidade e sustentabilidade para o meio ambiente”, diz Andressa.

A certificação é bastante importante para os produtores, que estão buscando cada vez mais a produção orgânica e o auxílio do programa. “O Paraná Mais Orgânico gera muita sinergia, então a gente cresceu muito, é uma comemoração que fazemos. Conquistamos vários parceiros, no estado do Paraná, e hoje a Rede Ecovida é um dos principais, ou seja, o agricultor faz certificação auditada ou participativa”, fala o coordenador do Paraná Mais Orgânico do estado, Ednaldo Michellon.

A coordenadora do Núcleo do Projeto em Marechal Cândido Rondon, Vanda Pietrowski, explica que o Programa Paraná Mais Orgânico também busca apoiar os agricultores para que eles se adequem à legislação, isso para que eles possam continuar entregando seus produtos aos programas de aquisição de alimentos do governo.

Assessoria de Comunicação Social
Início: 08/02/2024
Endereços

Rua Universitária 1619, Universitário, Cascavel-PR, 85819-110, Brasil