Unioeste recebe visita de representantes de empresa internacional para discutir parcerias

Visita empresas internacionais
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), recebeu a visita do Sr. Claus Østergaard, CEO/Owner e Jan Hansen da empresa Oestergaard, sediada na Dinamarca, Miguel Aragall, gerente de área da Oestergaard-Espanha, Oman Chavez Betancourt, gerente comercial da Oestergaard-Kontinuer
A visita teve como principal objetivo estreitar os laços entre a empresa, a Unioeste, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), e a Fundação Araucária para a efetivação do Ambiente AgriTech Symbiosis Lab, que tem como foco o ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica voltados para a sustentabilidade da cadeia agroalimentar. Durante a visita, um dos pontos de destaque foi a discussão sobre a implantação de uma unidade de escalonamento para a produção de hidrolisados proteicos no ambiente AgriTech Symbiosis Lab, a qual será fornecida pela empresa Oestegaard por meio de um acordo de cooperação entre a Unioeste e a empresa.

A parceria entre governo, Universidade e o setor empresarial impulsiona o desenvolvimento econômico, tecnológico e de geração de emprego da região Oeste do Paraná, e também contribuirá para fortalecer os laços entre Brasil e Dinamarca, promovendo uma cooperação internacional que beneficie ambas as partes.

Segundo a professora Mônica L. Fiorese, idealizadora do ambiente AgriTech Symbiosis Lab, esta parceria vem de encontro à necessidade que ambas as instituições têm de ampliar suas capacidades de desenvolvimento e escalonamento de processos de hidrolisados e promete uma dinâmica inovadora e vantajosa. “A Unioeste, que conta com uma profunda expertise em hidrolisados, poderá, por meio da estrutura física de uma planta com design industrial da Oestergaard, aprimorar a qualidade dos seus resultados em bancada. Esta colaboração permitirá que a Unioeste refine seus processos e produtos em um ambiente mais próximo da realidade industrial, além de melhorar sua capacidade de atendimento de projetos de P&D e prestação de serviços técnicos especializados para empresas. Por outro lado, a Oestergaard terá a oportunidade de demonstrar a qualidade e eficiência de suas plantas de hidrolisados proteicos em um contexto de produção real, ampliando sua visibilidade e potencial de negócios. A região, que conta com a maior concentração de empresas produtoras de produtos cárneos, de peixe e de grãos, se beneficiará diretamente deste acordo, visto que a parceria poderá auxiliar no desenvolvimento de soluções inovadoras e competitivas no mercado, impulsionando a economia local e atraindo investimentos para a região”, explica.

Na reunião estiveram presentes o reitor da Unioeste, professor Alexandre Webber, o Presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig, o Secretário em exercício da SETI, Jamil Abdanur Júnior, a idealizadora do ambiente AgriTech Symbiosis Lab, professora Mônica L. Fiorese, a diretora executiva da Agência Inova, Maria da Piedade Araújo, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Sanimar Busse e o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jerry Johann.
Início: 05/02/2024

Rua Universitária 1619, Universitário, Cascavel-PR, 85819-110, Brasil