Comunidade Monitorada e Segura
Instituição

CCO - Centro de Controle e Operações na PM-PR Ubiratã
Resumo da Iniciativa
O município de Ubiratã para dar solução as demandas, principalmente relacionadas com a segurança pública, buscou associar a implantação do projeto de videomonitoramento, com a produção de segurança e políticas públicas visando contribuir para a prevenção e combate aos crimes e infrações penais.
Descrição da Iniciativa
Uma cidade com mais segurança para todos, o projeto representa uma alternativa de melhoria da segurança pública, pois com a implantação de sistema de videomonitoramento de segurança, percebe-se um aumento da sensação de segurança da população.
.
A experiência com a implantação do sistema de videomonitoramento em Ubiratã pode ser replicada aos municípios interessados que desejam desenvolver projetos visando a melhoria da segurança pública urbana em suas comunidades.

Além disso, o projeto se justifica porque atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente no ODS 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Meta 16.1 - Reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionadas em todos os lugares;

PDM 129. Promover a integração de segurança pública com os programas e eventos realizados no Município.

O projeto de monitoramento por câmeras foi concebido por meio de uma parceria público-comunitária. Essa etapa consistiu na instalação de oito câmeras em pontos estratégicos da cidade, e a implantação da central de recepção das imagens na Companhia da Polícia Militar de Ubiratã, conhecido como CCO – Centro de Controle e Operações. Técnicos da CORINGA, empresa que venceu a licitação para instalar o sistema de monitoramento, estão treinando os policiais na operacionalização dos equipamentos.
Início: 08/11/2017
Término: 12/03/2020
Endereços

Paço Municipal, Ubiratã-PR, 85440-000, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Geral:
Monitorar a cidade 24 horas por dia e denunciar as ações criminosas, permitindo à polícia mais agilidade na identificação dos meliantes. E para facilitar ainda mais o trabalho da polícia, as câmeras são dotadas de tecnologia HD e Full HD Speed Dome, que permite captar imagens em alta definição e com giro de 360 graus. Algumas câmeras são dotadas ainda de sistema OCR Óptical que permite a leitura automática de placas de veículos.

Específico:
Aumentar a sensação de segurança da população do município;
Identificar a ocorrência de possíveis crimes, bem como meliantes;
Contribuir com o trabalho dos policiais da cidade;
Monitorar a cidade nos pontos considerados estratégicos.
Possibilitar o uso de espaços públicos pelo cidadão com maior segurança;
Aperfeiçoar as ações de dissuasão, prevenção e investigação desenvolvidas pelos órgãos de segurança pública;
Permitir a análise das dinâmicas de eventos, de pessoas e objetos;
Apoiar o planejamento e execução de ações operacionais;
Disponibilizar equipamentos de alta tecnologia para a região.
Vídeos