Programa Compra Direta Paraná
Instituição

Compra Direta
Resumo da Iniciativa
O programa Compra Direta Paraná atende, emergencialmente, a rede socioassistencial do Estado, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e hospitais filantrópicos, dentre outros, com gêneros alimentícios adquiridos de cooperativas/associações de agricultores familiares.
Descrição da Iniciativa
O Compra Direta Paraná, implantado de forma emergencial em 2020, está realizando entrega de alimentos da agricultura familiar a mais de 1,1 mil entidades socioassistenciais, entre eles hospitais públicos e filantrópicos, unidades de acolhimento de crianças, idosos e pessoas vulneráveis, casas de passagem, restaurantes populares e cozinhas comunitárias, CRAS e CREAS, que podem entregas os alimentos na forma de cestas básicas, diretamente à população vulnerável. Os alimentos oriundos da agricultura familiar são entregues diretamente nas unidades, onde aproximadamente 530 mil pessoas estão sendo atendidas. O Estado investiu R$ 46,4 milhões no período 20/21, beneficiando na outra ponta da cadeia 147 cooperativas e associações de pequenos produtores e cerca de 17,9 mil agricultores familiares, envolvidos no processo de produção e distribuição de alimentos. O programa Compra Direta Paraná, ficou entre os entre 6 finalistas do Prêmio de Excelência em Competitividade 2021, do Centro de Liderança Pública (CLP), que visa reconhecer boas práticas desenvolvidas pelo poder público nos estados brasileiros.
Início: 01/01/2019
Término: 31/12/2030
Endereços

Rua dos Funcionários, Seab, Cabral, Curitiba-PR, 80035-050, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Adquirir, emergencialmente e de forma complementar, produtos alimentícios oriundos de cooperativas e associações da agricultura familiar para o atendimento da rede socioassistencial.
Entidades socioassistenciais atendidas:
Hospitais públicos e filantrópicos, unidades de acolhimento de crianças, idosos e pessoas vulneráveis, casas de passagem, restaurantes populares e cozinhas comunitárias, CRAS e CREAS
Entidades socioassistenciais atendidas
1100
Unidades
Pessoas Beneficiadas
530000
Pessoas
Agricultores familiares envolvidos
17900
Agricultores familiares
Álbum de Fotos
Compra Direta
Compra Direta
Compra Direta
Compra Direta
Compra Direta
Compra Direta
ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
Rua dos Funcionários, 1559 - Cabral - 80035-050 - Curitiba - PR
(41) 3313-4105
fialho@seab.pr.gov.br