Programa Estradas Rurais Integradas aos Princípios e Sistemas Conservacionistas - Estradas da Integração

Estradas da integração
O Programa visa ao controle da erosão por meio da redução da poluição dos cursos de água e melhoria da trafegabilidade. Também garante o acesso aos serviços de saúde, transporte escolar, escoamento da produção, lazer e turismo rural.
O Programa envolve projetos para abertura, adequação, readequação, manutenção e/ou melhorias em estradas por meio das Patrulhas Rurais, recuperação da trafegabilidade com aquisição de óleo diesel e pavimentação com pedras poliédricas ou sextavadas, bem como apoio aos municípios por meio de equipamento agrícolas.
As patrulhas rurais têm a expectativa de, até o final de 2022, executar projetos de adequação em estradas rurais que somem: 630 km de estradas trabalhadas, aquisição de 1,4 milhões de litros de óleo diesel e aplicação de R$ 4,3 milhões em recursos, beneficiando aproximadamente 1,7 mil propriedades e cerca de 8,8 mil agricultores.
Em 2021, foi dada continuidade aos 12 convênios firmados com os consórcios Intermunicipais, com execução de 466 km que beneficiaram diretamente 1,2 mil propriedades e 5,6 mil produtores rurais. Cada consórcio recebe a patrulha composta por dois caminhões-caçamba, um caminhão comboio, uma pá-carregadeira, um rolo compactador, uma motoniveladora, uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira. Nesse projeto, cabe ao Estado também a capacitação dos técnicos e dos operadores de máquinas visando ao respeito ao projeto e às técnicas adequadas para melhorar o consumo de óleo diesel.
Com os trechos devidamente adequados aos projetos conservacionistas e de proteção do solo, o governo estadual reforçou os investimentos na pavimentação. Foram assinados 175 convênios para a melhoria das condições de estradas rurais em todas as regiões. No total, 779 quilômetros de estradas receberam pavimentação com pedras irregulares. O investimento do Estado foi de R$ 254,1 milhões, contribuindo para melhorar a chegada de insumos e escoamento do que se produz no interior dos municípios paranaenses. Paralelamente, garantiu mais qualidade de vida a quem mora no setor rural e pode se locomover mais rapidamente, como as crianças para chegarem à escola ou os doentes transportados a hospitais.
Outro ponto de destaque é a contribuição que o projeto traz para com a preservação dos recursos naturais ao contribuir para a conservação do solo das propriedades. Parte dos recursos para investimento nas estradas rurais vem do financiamento de R$ 1,6 bilhão com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, sacramentado no ano passado pelo Governo do Estado. Do montante, cerca de R$ 126 milhões serão destinados a obras de reestruturação nas vias do campo. Outra fatia é oriunda de taxas do Departamento de Trânsito do Paraná – Detran, conforme Lei 20121 de 31 de dezembro de 2019.
Conforme Decreto 6515/2012.

Início: 01/01/2019
Término: 31/12/2030

Rua dos Funcionários, 1559, Seab, Cabral, Curitiba-PR, 80035-050, Brasil

Controlar a erosão por meio da redução da poluição dos cursos de água e melhoria da trafegabilidade, garantindo também o acesso aos serviços de saúde, transporte escolar, recebimento de insumos agrícolas, escoamento da produção, lazer e turismo rural.
Melhoria da trafegabilidade
Municípios
Valor Total Investido
Reais