Projeto Solo na Escola é destaque no Paraná Faz Ciência
Instituição

Estande Solo na Escola
Resumo da Iniciativa
O curso de Licenciatura em Geografia do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza o desafiador projeto de extensão “O solo na escola”, apresentado no Paraná Faz Ciência e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Descrição da Iniciativa
O projeto existe desde 2015 e apresenta às crianças do Ensino Fundamental, de forma lúdica, o que é o solo, chamado de terra, o recurso finito e fundamental para a vida humana.
A coordenadora do projeto, professora Doutora Vanda Moreira Martins, reforça que objetivo do projeto nos aspectos teórico e metodologicamente, é levar conhecimento aos professores e alunos da Educação Formal Básica por meio de oficinas didáticas, tutorias, exposições, feiras, visitas técnicas e cursos de formação. “As práticas pedagógicas participativas e os materiais didáticos alternativos são os instrumentos utilizados no ensino dos temas e conteúdos SOLOS, na perspectiva de uma educação transformadora e cidadã”, frisa.

A pesquisadora esclarece que a educação ambiental é uma preocupação no curso de Geografia. “Desde 2015 que a gente tem o projeto como educação ambiental, ensino do solo no ensino fundamental”.
Vanda realizou suas pesquisas para doutorado na área de Agronomia, o que favoreceu encampar um projeto dessa natureza. “Aí por que na geografia? Nós temos uma disciplina que se chama Pedologia, e geografia como a ciência que estuda a organização do espaço, e os fenômenos socioambientais, então a temos que conhecer o elemento que pisamos e trabalhamos “, ressaltou.

A professora acrescenta que costuma levar aos alunos o significado de solo como onde acontece todas as atividades humana. “Então se não conhecermos o solo, permitimos acontecer o que têm acontecido, vamos dar o exemplo da nossa região, muita erosão, muita perca de solo e desmatamento, então quando se conhece o solo, aprendemos a valorizar e conhecer o nosso solo”.

Assessoria de Comunicação Social
Início: 09/11/2023
Endereços

Rua Universitária, Universitário, Cascavel-PR, 85819-110, Brasil