Territorialização Integrada: Tornando Dinâmica a Divisão de Recursos Humanos, Financeiros e de Serviços em Saúde

Territórios de Risco em Saúde
A equipe da secretaria de saúde do município de Ubiratã reestruturou sua área de atuação baseada na avaliação de 20 sentinelas de risco, que identificam o estado de saúde dos moradores, condição socioeconômica, condições de saneamento e situação de escolaridade, visando a melhoria de atendimento.
Visando a melhoria do atendimento da população que mais precisa, e no princípio de equidade, a equipe da secretaria de saúde do município de Ubiratã, reestruturou sua área de atuação baseada na avaliação de 20 sentinelas de risco, que identificam o estado de saúde dos moradores, condição socioeconômica, condição de saneamento e situação de escolaridade.
.
Com o levantamento desses riscos em um estrato situacional familiar, o município pode homogeneizar a demanda das unidades e o trabalho de atenção domiciliar. E assim, através de um processo estruturado, foi possível aplicar demais protocolos de regulação e estratégias de planejamento voltada a realidade populacional de cada território. Estratégias estas que culminaram na redução de filas, melhora na assistência e satisfação do usuário.

As áreas são re-divididas, possibilitando melhor atenção, tanto para área saúde, quanto de endemias, por meio do processo de unificação do trabalho dos agentes. A organização da área por risco possibilita que as equipes planejem juntas as estratégias de atenção à população. Assim, a gestão pode acessar e conhecer as especificidades de cada território. Essa metodologia visa organizar Pontos de Atenção em Saúde, para que haja melhor distribuição dos recursos destinados a saúde, de uma forma mais dinâmica. Todo o território é mapeado, possibilitando a identificação das necessidades e demanda, promovendo a reclassificação do território da saúde pelo risco que cada unidade apresenta, ocorrendo a organização do processo de trabalho e resultando em melhor distribuição e alocação dos recursos.

Com a implementação desse projeto foi possível conhecer de forma profunda o território, organizar recursos humanos e financeiros conforme a necessidade de cada parte do mesmo. Dessa forma, notou-se que as famílias de risco apontaram maior qualificação na atenção para com a sua saúde, e tem mais acesso a pontos da Rede de Assistência a Saúde. A unificação do território permite o planejamento de forma pró-ativa das ações, dando melhores resultados, promovendo a qualificação do atendimento na Atenção Básica.

Metas:
- Alocar os exames Laboratoriais conforme a necessidade apontada no risco dos pacientes e das famílias até Março de 2017
- Estratificar o risco de 9000 Famílias até junho de 2018
- Realizar Planejamento ascendente com colaboração dos 177 colaboradores da SMS até Dezembro de 2017;
- Reduzir a Fila de Espera para Radiografias em para 01 ano no primeiro semestre de 2017;
- Reduzir a fila de espera de radiografia para menos que 06 meses até Dezembro de 2017;
- Reduzir a fila de Espera de Radiografia para menos de 02 Meses até Dezembro de 2018;
- Ter disponível radiografias para casos urgentes em Junho de 2018;
- Reduzir a fila de Espera Para exames Laboratoriais para 01 ano até Dezembro de 2016;
- Reduzir a fila de Espera exames Laboratoriais para 06 meses até Junho de 2017;
- Reduzir a fila de Espera exames Laboratoriais para 02 meses até Dez de 2017.

Início: 01/03/2016
Término: 31/03/2019

Avenida Nilza de Oliveira Pipino, 1852, Paço Municipal, Ubiratã-PR, 85440-000, Brasil

Gerais:
Dinamizar o processo de trabalho da Saúde no Município de Ubiratã, através da realocação de recursos, humanos e financeiros da Rede de Atenção em Saúde, que atende mais de 30 mil habitantes, embasado nas áreas do território que foram delimitadas pela vulnerabilidade das famílias, elencadas pela equipe da Atenção Básica, de Janeiro de 2016 até Dezembro de 2018, utilizando-se tecnologias leves com custo estimado em R$ 500,00, focado na melhoria da assistência prestada, qualidade do serviço e economia anual superior a R$ 300 mil anuais.

Específico:
- Promover melhoria de atenção, baseada no princípio da equidade para todos os usuários do serviço de saúde;
- Envolver todos os servidores na construção ou realização do projeto;
- Utilizar de recursos Humanos Disponíveis para realização das atividades;
- Rastrear as vulnerabilidades mais comuns de Ubiratã;
- Otimizar a distribuição e alocação dos recursos destinados à saúde;
- Desenvolver um Planejamento Ascendente;
- Reduzir a fila de Espera Para exames Laboratoriais
- Organizar o Processo de Trabalho na Unidades de Saúde;
- Conhecer as necessidades das pessoas e as demandas do território;
- Mapear as necessidades e demanda do território atendido pela saúde;
- Alocar os exames nas Unidades de Saúde baseando-se no Risco e vulnerabilidade das Áreas;
- Alinhar os Coordenadores da secretaria, segundo o pensamento de vulnerabilidade e equidade;
- Estratificar o risco de das famílias do território baseado em sentinelas pré-estabelecidas;
- Reclassificar o território da saúde pelo risco de cada unidade de saúde;
- Realocar os processos e recursos a favor da população e de sua vulnerabilidade, mensurando periodicamente os impactos.