Ubiratã: Cantinho Feliz do Brasil entre os lados do Paraná! ("Prêmio Gestor Público Paraná 2019"!!!)
Instituição

Ubiratã: Cantinho Feliz do Brasil
Resumo da Iniciativa
A iniciativa visa a reurbanização de aglomerados urbanos com carências e demandas sociais de Ubiratã (Vila Esperança, Vila São Joaquim e Vila Recife), com diversas ações em segurança urbana; embelezamento dos bairros, eficiência energética, acessibilidade com calçadas ecológicas e rebaixadas.
Descrição da Iniciativa
Desde 2013, o Município de Ubiratã vem experimentando um crescimento populacional significativo: dos 20.513 habitantes estimados pelo IBGE a partir do Censo de 2010, atualmente aproximadamente 30.000 pessoas vivem na comunidade, de acordo com levantamentos realizados pelas equipes de saúde local e reconhecidos pelo Ministério da Saúde.
.
Esse desequilíbrio entre o oficial e a realidade causa também redução no repasse de recursos para o município através do FPM - Fundo de Participação dos Municípios, com perdas de aproximadamente R$ 5 milhões anuais, resultando em dificuldades orçamentárias para atendimento das diversas necessidades.
.
Apesar disso, o município tem sido criativo para driblar esse empecilho de recursos financeiros escassos e consegue buscar soluções para questões relacionadas a urbanização da comunidade, conquistando e implementando projetos inusitados e de baixos custos para proporcionar a população a sensação de bem estar e segurança para a população.
.
Existiam em 2013 três aglomerados urbanos com carências sociais: Vilas São Joaquim, Esperança e Recife. Os problemas eram muitos: dificuldade dos serviços públicos; acessibilidade; segurança, com suas consequências: depreciação imobiliária, baixa estima dos moradores que se sentiam rejeitados, estigmatizados pela sociedade e o crescimento da violência na região.

MOBILIDADE URBANA
É um desafio que todos os municípios estão enfrentando com o crescimento das cidades. Em Ubiratã a administração Publica iniciou em 2017, o Planejamento nas vias publicas e Infraestrutura do município e no Distrito, com investimento em calçadas, acesso para pessoas com deficiência especiais, pista de caminhada, praças, parques, academias de terceira idade, sinalização, iluminação e projeto de ciclovias.
A mobilidade urbana e voltada a valorização humana, em busca de mais conforto, segurança, saúde, neste sentido as soluções são voltadas ao incentivo a caminhada, ao uso de bicicletas, dos parques infantis, das academias entre outros que não causa poluição e ainda pode levar pessoas sedentárias a praticar atividade física diminuindo os problemas de saúde da população.

ILUMINAÇÃO
O planejamento de rebaixamento de iluminação pública traz para a população inúmeros benefícios, trazem maior segurança, reduz a criminalidade e permite que todos usufruam do espaço publico, principalmente no período noturno.
A iluminação publica facilita o trafego de pessoas, veículos, e demais meios de transportes em ruas e avenidas, valoriza a beleza dos locais, enfim, os benefícios são numerosos e principalmente ressalta as beleza e características positiva de uma cidade, contribuindo para o desenvolvimento social econômico da população.

JARDINAGEM / VIVEIRO MUNICIPAL
O investimento em paisagismo em espaço publico, contribui para valorizar o município com o aspecto mais harmonioso embelezando e encantando moradores e visitantes o que torna o ambiente urbano mais agradável e belo.
Início: 20/03/2013
Término: 12/03/2020
Endereços

Paço Municipal, Ubiratã-PR, 85440-000, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Melhorar o aspecto geral de acesso e melhorias nos bairros e consequentemente a autoestima dos moradores.

O Município de Ubiratã está trabalhando com estratégia de governança pública buscando a municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas ações e o projeto busca atender aos seguintes ODS:
ODS 1. Acabar com a pobreza, em todas as suas formas em todos os lugares.
Meta PDM 115. Desenvolver programas de atendimento à população em situação de vulnerabilidade e risco, ou seja, à proteção da família, da maternidade, da infância, da adolescência e da velhice, às pessoas com deficiências e/ou com restrição de mobilidade temporária ou permanente, priorizando aqueles mais carentes.

ODS 7: Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e moderna para todos
Meta 7.1 - Até 2030 assegurar o acesso universal a serviços de energia acessíveis, confiáveis e modernos;
Meta 7.3 - Dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética até 2030;

ODS 10: Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles
META 10.2 Até 2030 capacitar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, sem distinção de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outra;

ODS 11: Tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Meta ODS 11.1 - Até 2030, garantir o acesso de todos à habitação e serviços básicos adequado, seguro e acessível, e melhorar as favelas;
PDM 15. Promover ações para a preservação e recuperação de áreas ambientalmente frágeis, priorizando aquelas que se encontram ocupadas irregularmente e/ou degradadas.
ODS 11.3 - Até 2030 melhorar a urbanização e as capacidades inclusiva e sustentável para o planejamento de assentamento humano participativo, integrado e sustentável e de gestão em todos os países;
PDM 35. Garantir acessibilidade universal e mobilidade nas áreas urbanas e rurais, promovendo a pavimentação, readequação e manutenção apropriada da vias urbanas e estradas rurais, bem como assegurando adequados meios de transporte público, em conformidade com o estabelecido nas leis pertinentes (NBR 9050 e Lei Federal nº 12.587/2012).

ODS 16 ODS: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Meta 16.1 - Reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionadas em todos os lugares;
PDM 129. Promover a integração de segurança pública com os programas e eventos realizados no Município.
Gerais:
Urbanizar os bairros periféricos Vila Esperança, Vila São Joaquim e Vila Recife da cidade de Ubiratã, através da aproximação da administração municipal com a população dos bairros, atendendo suas reivindicações e necessidades. Promovendo melhores condições de vida para as pessoas dessas regiões, através da urbanização de espaços de uso comum com calçamento ecológico, paisagismo, iluminação pública com lâmpadas de LED, acessibilidade, monitoramento por vídeo e resultando na restauração da dignidade das famílias, possibilitando segurança, saúde e diminuindo o risco social.

Priorizar o atendimento das necessidades da população dos aglomerados urbanos com carências e demandas sociais através de ações realizadas pela gestão municipal, em questões relacionadas a urbanização, segurança, saúde, educação e assistência social, restaurando a dignidade das famílias e diminuindo o risco social.

Específico:
Urbanizar os bairros periféricos: Vila Esperança; Vila São Joaquim e Vila Recife;
.
Promover a qualidade de vida para a população dos bairros periféricos através da urbanização de espaços de uso comum com calçamento ecológico, paisagismo, iluminação pública rebaixada, acessibilidade, monitoramento por vídeo, etc.
.
Proporcionar mais segurança aos moradores através da implantação do sistema videomonitoramento de Segurança Urbana
.
Implementar o programa de eficiência energética com rebaixamento da iluminação pública com lâmpadas em LED;
.
Executar o Programa de Mobilidade Urbana com rebaixamento de guias, faixas de pedestres, calçadas readequadas e ecológicas e reaproveitamento de pavers retirados de praças reurbanizadas.
Reduzir a criminalidade até 2030
70
percentual
Facilitar o acesso a saúde para a população
100
Percentual
Viabilizar o acesso a educação para os moradores locais
100
percentual
Construir calçamento por pedras poliédricas, pavers, calçamento ecológico
13000
metros quadrados
Promover sentimento de valorização, satisfação ou pertencimento dos moradores pelo local em que vivem
70
percentual dos moradores locais
Vídeos