Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã adere à campanha Agosto Dourado e incentiva aleitamento materno.
DMS

Autoridades no evento do Agosto Dourado.
No mês de agosto, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã aderiu à importante campanha nacional conhecida como Agosto Dourado, que tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do aleitamento materno.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã aderiu à importante campanha nacional conhecida como Agosto Dourado, que tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Para celebrar essa causa foram realizadas diversas ações envolvendo o programa Colo de Mãe Ivaiporãense, que é regido pela Lei 39/2021, visando incentivar e apoiar o ato de amamentar.
A parceria entre a Secretaria de Saúde como as Secretarias Municipais de Assistência Social e Cultura, bem como o Sesc/Senac, possibilitou a realização de atividades abrangentes e educativas. A abertura contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, que agradeceu ao chefe de gabinete Alaércio Búfalo por representar o prefeito Carlos Gil – além de agradecer à vereadora Gertrudes Bernardy e às secretárias municipais de Assistência Social, Silvana Pessutti, e de Cultura, Luciane Baggio, pelo apoio à campanha Agosto Dourado e especialmente ao programa Colo de Mãe Ivaiporãense.
Um dos destaques das ações foi a roda de conversa sobre Amamentação conduzida pela enfermeira Angélica Paiva. Nesse espaço, mães e gestantes puderam compartilhar experiências, tirar dúvidas e receber orientações valiosas sobre a prática da amamentação. “É importante apresentar informações sobre o aleitamento materno para a saúde do bebê e da mãe, e abordar temas como a pega correta, posicionamento adequado e benefícios nutricionais”, explicou Angélica Paiva.
Outra atividade enriquecedora foi a palestra sobre o uso do Sling, ministrada pela técnica de Atividades do Sesc, Andréa Marques. “O Sling é uma espécie de carregador de bebês que proporciona praticidade e estreita conexão entre mãe e filho”, referiu Andréa Marques. A palestra abordou as vantagens do uso do Sling, diferentes formas de amarrá-lo de maneira segura e como essa ferramenta pode facilitar o cotidiano das mães, permitindo que elas mantenham o bebê próximo enquanto realizam as atividades diárias.
A shantalla, uma técnica de massagem milenar indiana voltada para bebês, teve espaço nas ações do Agosto Dourado. Edgar Aguiar e Érica Pires, representando as áreas de Saúde e do Sesc – respectivamente conduziram demonstrações e orientações sobre essa prática que promove relaxamento, vínculo afetivo e bem-estar tanto para os bebês quanto para as mães.
Um dos momentos mais emocionantes das atividades foi a Hora do Mamaço, reunindo mães, gestantes e bebês para celebrar o ato de amamentar. Além de fortalecer a conscientização sobre a importância do aleitamento materno, a ação proporcionou troca de experiências entre as participantes. Como parte dessa celebração, uma sessão de fotos registrou esses momentos de amor e conexão entre mães e filhos, reforçando a beleza desse vínculo.
A adesão da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã à campanha Agosto Dourado reforça a saúde materno-infantil e incentiva práticas que fortalecem os laços familiares.

Início: 01/09/2023
Término: 31/12/2023

Ivaiporã-PR, 86870-000, Brasil

O Agosto Dourado, que tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do aleitamento materno.
Hora do mamaço realizado com as mamães e filhos no Jardim Botánico. Botanico
Palestra para as mamães com a enfermeira Maria Angélica, tema: Amamentação.
Palestra sobre o uso do Sling, ministrada pela técnica de Atividades do Sesc, Andréa Marques.
Técnica da shantalla, teve espaço nas ações do Agosto Dourado.
Publico durante o evento realizado em alusão ao incentivo da amamentação.
Hora do mamaço realizado com as mamães e filhos no Jardim Botánico. Botanico
Palestra para as mamães com a enfermeira Maria Angélica, tema: Amamentação.
Técnica da shantalla, teve espaço nas ações do Agosto Dourado.
Publico durante o evento realizado em alusão ao incentivo da amamentação.