MOEDA VERDE
Resumo da Iniciativa
Promover a sustentabilidade ao abordar a disposição adequada de resíduos sólidos, estimulando a coleta seletiva, gerando renda, melhorando a qualidade de vida e preservando o manancial de abastecimento Alinhado com diversas ODS da ONU, é um exemplo integrado e impactante de desenvolvimento.
Descrição da Iniciativa
O objetivo principal do projeto "LIXO QUE VALE" é abordar e solucionar problemas ambientais e sociais em uma área de proteção ambiental (APA), onde se encontra o único manancial de abastecimento do município. O projeto visa reduzir os danos ambientais na área da APA, especialmente relacionados à disposição inadequada de resíduos sólidos, o projeto contribui para a preservação das águas da APA, protegendo o manancial de abastecimento do município, o projeto busca gerar renda para a população local. Isso é feito através da troca dos materiais recicláveis por "moedas verdes", que posteriormente são utilizadas para adquirir alimentos saudáveis em feiras específicas. O projeto tambem tem um impacto social significativo, ele melhora a qualidade de vida das famílias envolvidas, proporcionando acesso a alimentos frescos e saudáveis, além disso o projeto visa promover o engajamento da comunidade local, sensibilizando-a sobre a importância da preservação ambiental e incentivando práticas sustentáveis, como a separação de resíduos. Ainda, o projeto conecta a produção rural sustentável à oferta de alimentos nas feiras, envolvendo produtores rurais cooperados. Podemos concluir que ao longo dos anos, o projeto demonstrou seu sucesso não apenas na resolução de problemas ambientais imediatos, mas também na promoção de mudanças positivas na qualidade de vida das pessoas envolvidas e na conscientização da comunidade sobre práticas sustentáveis.
Endereços

Avenida Rio Branco, Zona I, Umuarama-PR, 87501-130, Brasil

Objetivos da Iniciativa
O projeto "LIXO QUE VALE" está alinhado com várias metas e objetivos das Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Abaixo estão alguns dos objetivos das ODS que o projeto contribui para alcançar:

ODS 1 - Erradicação da Pobreza: Contribui para a geração de renda para famílias de baixa renda, melhorando suas condições de vida.
ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável: Estimula a produção rural sustentável, conectando produtores rurais à oferta de alimentos nas feiras.
ODS 3 - Saúde e Bem-Estar: Reduz os riscos à saúde da população ao abordar a disposição inadequada de resíduos sólidos e melhorar a oferta de alimentos saudáveis.
ODS 6 - Água Potável e Saneamento: Contribui para a preservação do manancial de abastecimento, garantindo a qualidade da água para a comunidade
ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Gera emprego e renda para os cooperados envolvidos na reciclagem de resíduos sólidos.
ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis: Aborda problemas ambientais nas áreas urbanas, promovendo a limpeza e a sustentabilidade.
ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis: Estimula a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos sólidos, promovendo práticas de consumo e produção mais sustentáveis.
ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima: Contribui para a redução de impactos ambientais, minimizando a disposição inadequada de resíduos.
ODS 15 - Vida Terrestre: Colabora para a preservação da vida terrestre ao reduzir a contaminação e os resíduos na área da APA.
ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação: Demonstra o poder da parceria entre setores público e privado, organizações locais e comunidade para a implementação de soluções sustentáveis.
Álbum de Fotos
MOEDA VERDE
ALIMENTOS
ALIMENTOS
ALIMENTOS
ALIMENTOS
ALIMENTOS
COLETA DO MATERIAL RECICLADO
ALIMENTOS
MOEDA VERDE
ALIMENTOS
ALIMENTOS
ALIMENTOS
ALIMENTOS
ALIMENTOS
COLETA DO MATERIAL RECICLADO
ALIMENTOS
ODS correspondentes à iniciativa
Contato da Iniciativa
Avenida Rio Branco - Zona I - 87501-130 - Umuarama - PR
(44) 3621-4141
vanessadiyovana@gmail.com