Ivaiporã é reconhecida internacionalmente como Tree Cities of The World 2022
DC
Colaborador

Ivaiporã foi reconhecida internacionalmente no Tree Cities of The World, que é desenvolvido pela fundação Arbor Day Foundation – maior organização sem fins lucrativos dedicada ao plantio de árvores do mundo, e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU).
O prefeito (que nasceu no dia 21 de setembro – Dia da Árvore,) afirmou que o reconhecimento estimula especialmente as equipes do Departamento de Meio Ambiente a cuidar do patrimônio ambiental. “O certificado aumenta a nossa responsabilidade e o comprometimento com a sustentabilidade, porque o mundo foca as mudanças climáticas, o que inclui a conservação de áreas verdes. Por outro lado, comprova que a gestão cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS], que fazem parte da chamada Agenda 2030 da ONU – composta por 17 Objetivos”
Fundada há 50 anos, a Arbor Day Foundation inspira as pessoas a plantar, nutrir e celebrar o Dia da Árvore – além de promover a qualidade do ar e da água, e combater as mudanças climáticas e os desmatamentos. Enquanto a FAO, fundada há 78 anos, tem como objetivo elevar os níveis de nutrição e o padrão de vida das pessoas nos países membros, garantir melhorias na eficiência da produção e distribuição de alimentos e produtos agrícolas, e promover o manejo sustentável dos recursos naturais, contribuindo para a expansão da economia mundial e garantindo que a humanidade esteja livre da fome.
Início: 11/04/2023

Avenida souza Naves n°2755, Prédio, 2755, Ivaiporã-PR, 86870-000, Brasil

A Prefeitura de Ivaiporã desenvolve uma série de programas que envolvem arborização urbana e recuperação de mata nativa. O município conta com um Viveiro Municipal, responsável por uma produção de 17 mil mudas nos últimos 2 anos, que são usadas tanto na arborização urbana – há um projeto de renovação em andamento – quanto em áreas nativas.
Um dos programas de reflorestamento de área nativa é o “Cultivando Água Limpa”, que envolve a recomposição de mata ciliar e recuperação de nascentes.
Outro projeto de reflorestamento em andamento envolve o plantio de 1,9 mil árvores de espécies nativas em uma área de 48 mil metros quadrados na Mata do Placídio. Resquício da Mata Atlântica no município, o bioma é uma das áreas unidades de preservação mantidas pela prefeitura.
Além disso, na educação, as crianças são ensinadas e conscientizadas desde cedo sobre a importância de cuidar da natureza e preservar o meio ambiente, e participam de projetos relacionados ao plantio de árvores induzido nas atividades escolares, prezando pelo mantimento desse mesmo compromisso nas futuras gerações.
Ivaiporã
ensinando a preservar