Departamento Municipal de Cultura realiza sua 1ª Conferência Municipal e reintegra em um novo Sistema.
DC

Assessoria de Imprensa Júnior Koeio
O Sistema Municipal de Cultura foi tema da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Ivaiporã, promovida pela Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, e em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, no Centro Cultural Olívia Hauptmann, no dia 8 de outubro.
Desde 1988, a Constituição Federal prevê que a União tenha Sistema Nacional de Cultura. E, para que exista o Sistema Nacional, é necessário que os Estados e municípios colaborem com o ente federado. Neste caso, os municípios precisam criar sistemas municipais, implantando as políticas públicas de cultura para atender agentes culturais e artistas.
Após a leitura do regimento interno, o eixo principal foi abordado pelo agente regional de Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Cezar Felipe Cardoso Farias – responsável pela Região 17, que propôs também o diagnóstico da situação cultural de Ivaiporã.
Os representantes do Sesc, Senac, Rotary Club, Secretaria Municipal de Educação, Departamentos de Cultura e de Assistência Social, Câmara de Vereadores, classe artística de Ivaiporã, Petipá Ballet e agentes culturais discutiram as ações voltadas à cultura do município, tais como a implantação do sistema municipal de cultura, que está previsto, institucionalização do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura; e o Plano Municipal de Cultura, que poderá ser criado e encaminhado à Câmara de Vereadores, em 2023, para apreciação e votação.
Início: 08/10/2022

n°2755, Prédio, Centro, Ivaiporã-PR, 86870-000, Brasil

Teve como objetivo, alem de discutir o Sistema Municipal de Cultura, eleger e nomear membros do Conselho Municipal de Cultural e a apresentação dos membros representantes do poder público para o mandato 2022/2023.
Assessoria de Imprensa Júnior Koeio