As frentes de atuação são inspiradas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, e abrangem temas como direitos humanos, educação, inclusão, saúde, meio ambiente, cidadania e sustentabilidade.
Em 2016, a Copel lançou uma Chamada Pública Permanente para cadastrar Instituições Sociais parceiras. Dessa forma, tornamos possível que todas as Instituições interessadas possam participar do Programa de Voluntariado, desde que atendam os critérios do Edital.
Os objetivos da Chamada Pública Permanente são:
a) Fomentar o Programa de Voluntariado Corporativo da Copel, aumentando a área de atuação dos voluntários e o número de oportunidades de trabalho voluntário;
b) Criar oportunidades de divulgação, captação de recursos e geração de renda para as Instituições participantes da Chamada Pública Permanente.
Após a publicação do edital da Chamada Pública Permanente, os integrantes da Rede de Voluntariado fizeram um trabalho de divulgação para aumentar a quantidade de Instituições inscritas. Hoje contamos com um total de 53 Instituições parceiras, distribuídas da seguinte forma nos núcleos da Rede de Voluntariado: 22 no Núcleo Leste, 9 no Núcleo Oeste, 9 no Núcleo Noroeste, 8 no Núcleo Norte, 5 no Núcleo Centro-sul e 4 no Núcleo Usinas do Iguaçu.
Através da Chamada Pública Permanente foi possível aumentar a oferta de atividades de voluntariado e também diversificar os tipos de ações, o que acabou atraindo pessoas que nunca haviam feito voluntariado e não sabiam por onde começar. O número de voluntários vem aumentando significativamente ano a ano desde o lançamento da Chamada Pública.
Em 2018, o Programa Eletricidadania foi vencedor do Prêmio Viva Voluntário, reconhecimento do governo federal às ações de entidades e cidadãos em prol do voluntariado em todo o Brasil. A Copel foi contemplada na categoria Voluntariado no Setor Público.
Rua Coronel Dulcídio, 800, Batel, Curitiba-PR, 80420-170, Brasil
- Estimular o espírito de cidadania e responsabilidade social, ensejando a participação em ações comunitárias que levem ao desenvolvimento sustentável da sociedade.
Neste episódio da série Atreva-se a mudar seu mundo, você vai saber como o Henrique transformou a experiência de vida dele em uma ação voluntária que vem ajudando a mudar a vida de muita gente.
A jornalista Rakelly Calliari mostra o poder da coletividade e do sentir-se representado por meio do Batuque na Cozinha, programa de rádio web que ela produz em Londrina, no norte do Paraná.
Assista. Inspire-se. Ouse fazer a diferença
O eletricista da Copel Kleber Gonçalves conta a história do Projeto Semear, um "filho" que ele ajudou a gerar e que vem mudando a vida de milhares de crianças e adolescentes da região de Medianeira, no oeste do Paraná.
Assista. Inspire-se. Ouse fazer a diferença
O engenheiro florestal da Copel Murilo Barddal fala do retorno à terra e de seu trabalho para auxiliar agricultores familiares no sul do Paraná.
Assista. Inspire-se. Ouse fazer a diferença.


















