Programa Eletricidadania
Instituição

Logo do Programa
Resumo da Iniciativa
Desde 2004, a Copel incentiva seus colaboradores a dedicarem, de forma voluntária e espontânea, até 4 horas mensais de sua jornada de trabalho, para realização de voluntariado. As frentes de atuação são inspiradas pelos ODS.
Descrição da Iniciativa
Desde 2004, a Copel incentiva seus colaboradores a agirem solidariamente, por meio do Programa EletriCidadania de Voluntariado Corporativo. O Programa incentiva todos os colaboradores a dedicarem, de forma voluntária e espontânea, até 4 horas mensais de sua jornada de trabalho, para realização de ações sociais.
As frentes de atuação são inspiradas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, e abrangem temas como direitos humanos, educação, inclusão, saúde, meio ambiente, cidadania e sustentabilidade.
Em 2016, a Copel lançou uma Chamada Pública Permanente para cadastrar Instituições Sociais parceiras. Dessa forma, tornamos possível que todas as Instituições interessadas possam participar do Programa de Voluntariado, desde que atendam os critérios do Edital.
Os objetivos da Chamada Pública Permanente são:
a) Fomentar o Programa de Voluntariado Corporativo da Copel, aumentando a área de atuação dos voluntários e o número de oportunidades de trabalho voluntário;
b) Criar oportunidades de divulgação, captação de recursos e geração de renda para as Instituições participantes da Chamada Pública Permanente.
Após a publicação do edital da Chamada Pública Permanente, os integrantes da Rede de Voluntariado fizeram um trabalho de divulgação para aumentar a quantidade de Instituições inscritas. Hoje contamos com um total de 53 Instituições parceiras, distribuídas da seguinte forma nos núcleos da Rede de Voluntariado: 22 no Núcleo Leste, 9 no Núcleo Oeste, 9 no Núcleo Noroeste, 8 no Núcleo Norte, 5 no Núcleo Centro-sul e 4 no Núcleo Usinas do Iguaçu.
Através da Chamada Pública Permanente foi possível aumentar a oferta de atividades de voluntariado e também diversificar os tipos de ações, o que acabou atraindo pessoas que nunca haviam feito voluntariado e não sabiam por onde começar. O número de voluntários vem aumentando significativamente ano a ano desde o lançamento da Chamada Pública.
Em 2018, o Programa Eletricidadania foi vencedor do Prêmio Viva Voluntário, reconhecimento do governo federal às ações de entidades e cidadãos em prol do voluntariado em todo o Brasil. A Copel foi contemplada na categoria Voluntariado no Setor Público.
Início: 03/05/2004
Término: 31/12/2050
Endereços

Rua Coronel Dulcídio, 800, Batel, Curitiba-PR, 80420-170, Brasil

Objetivos da Iniciativa
- Incentivar os empregados da Copel a prestar trabalhos de ação social ou ambiental voluntária nas comunidades onde vivem e trabalham, aplicando seus conhecimentos e habilidades para o bem-estar geral;
- Estimular o espírito de cidadania e responsabilidade social, ensejando a participação em ações comunitárias que levem ao desenvolvimento sustentável da sociedade.
Quantidade de Voluntários
367
Unidade
Álbum de Fotos
Logo do Programa
Prêmio Viva Voluntário 2018
Prêmio Viva Voluntário 2018
Ação de voluntariado
Ação de voluntariado
Ação de voluntariado
Ação de voluntariado
Ação de voluntariado
Logo do Programa
Prêmio Viva Voluntário 2018
Prêmio Viva Voluntário 2018
(Brasília - DF, 28/08/2018) Cerimônia de comemoração do dia nacional do voluntariado e da entrega do prêmio Viva Voluntário. Foto: Cesar Itiberê/PR
(Brasília - DF, 28/08/2018) Cerimônia de comemoração do dia nacional do voluntariado e da entrega do prêmio Viva Voluntário.
Foto: Cesar Itiberê/PR
Ação de voluntariado
Ação de voluntariado
Ação de voluntariado
Ação de voluntariado
Ação de voluntariado
Vídeos
ODS correspondentes à iniciativa

Iniciativas da Instituição

Contato da Iniciativa
Rua Coronel Dulcídio, 800 - Batel - 80420-170 - Curitiba - PR
(41) 3331-2217
marco.silva@copel.com