Relatório de Sustentabilidade da Unioeste 2023
Instituição

Relatório de Sustentabilidade da Unioeste 2023
Resumo da Iniciativa
Relatório de Sustentabilidade da Unioeste 2023
Descrição da Iniciativa
De forma a validar e tornar público o compromisso da Universidade com a responsabilidade socioambiental, por meio da Assessoria de Relações Internacionais divulgamos a Primeira Edição do Relatório de Sustentabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A questão da sustentabilidade na Universidade têm sido um assunto de grande importância e tornou-se uma das prioridades para o futuro da Unioeste. Acreditamos que resultados significativos foram alcançados, e que nossas ações perante a sociedade e o meio ambiente impactaram de forma muito benéfica para ambos. Outro ponto que merece destaque é a inserção e visibilidade internacional da Instituição nos Rankings Internacionais.

O conteúdo do relatório tem como referência o ano de 2022 e é constituído de ações realizadas no nível institucional, a partir de projetos e programas sociais, ambientais e econômicos, que vão de encontro com o propósito de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além da busca em atender cada vez mais as propostas dos ODS, o relatório é também uma ferramenta importante para mensurar tanto a forma como atuamos acerca das populações mais vulneráveis, quanto em relação à constante preocupação com futuro do meio ambiente.

O relatório, pode ainda ser utilizado como um indicador, que evidência de forma prática todas as ações efetuadas para o bem-estar da comunidade. Por fim, o material facilita a forma de visualizar e compreender os pontos que podemos melhorar e evoluir, para que cada vez mais a Unioeste atue positivamente no desenvolvimento regional, aspirando sempre o progresso em conjunto com a responsabilidade socioambiental.
As ações desenvolvidas pela Unioeste neste ano foram apresentadas neste relatório de acordo com os 17 ODS segundo a ONU, portanto, existem 17 capítulos onde as ações podem ser observadas. O fundamento para que as ações fossem inseridas no relatório foram a relevância com que cada ação exercia sobre a comunidade, a contribuição para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável e a disponibilidade de informações.

Segundo o assessor chefe de Relações Internacionais Rafael Mattiello: “O lançamento do Relatório de Sustentabilidade da Unioeste é uma forma de demonstrar a sociedade as diferentes ações desempenhadas pela nossa Instituição em prol dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ações estas que reverberam boas práticas para além das regiões oeste e sudoeste do Paraná, consolidando cada vez mais nossa Universidade como referência de qualidade.”

O relatório está disponível neste link: https://www.unioeste.br/portal/ari/sustentabilidade/relatorio-de-sustentabilidade
Início: 09/10/2023
Endereços

Rua Universitária, Universitário, Cascavel-PR, 85819-110, Brasil